As músicas que embalam as Copas do Mundo

No início de novembro de 2013 o cantor MC Guimê junto com Emicida lançou a música País do Futebol, que contou com a participação de Neymar. A música já chegou na marca de 11 milhões de visualizações no Youtube. Muitas já elegem como o single tema para a Copa do Mundo de 2014. A música enaltece o futebol em nosso país, que é jogado em todos os lugares, principalmente dentro das periferias, e assim valorizando o modo de jogar penta-campeão do mundo.

No flow
Por onde a gente passa é show, fechou
E olha onde a gente chegou
Eu sou país do futebol, negô
Até gringo sambou
Tocou Neymar é gol…

Futebol e música andam lado a lado, e toda Copa do Mundo tem sua música tema. Como não se lembrar de Waka Waka que agitou torcedores do mundo inteiro durante a Copa da África do Sul. O vídeo oficial da música de Shakira já ultrapassa os 569 milhões de visualizações no Youtube. Se Mc Guimê colocou o craque Neymar como protagonista do seu clipe, a cantora colombiana fez astros como seu marido Piqué, o melhor do mundo Messi e o brasileiro Daniel Alves participarem do clipe. Já o Somalino, K’naan fez muito sucesso com Wavin’ Flag, que passou da casa dos 19 milhões acessos no Youtube. A música ganhou ainda um complemento em Português da banda Skank.

E quando ela rola
o mundo para
só na torcida
sem respirar
E quando ela passa
pelo goleiro
O Brasil inteiro
vai comemorar,
comemorar…

E as músicas que levaram o Brasil ao título? Em 2002, a música que movimentava o Brasil durante a Copa do Mundo que era disputada na Coreia do Sul e no Japão era A Festa de Ivete Sangalo. Apesar de Boom da cantora inglesa Anastacia estar em alta, o técnico Luiz Felipe Scolari usou a música de Ivete para motivar os jogadores, e na época a música virou febre dentro do Brasil. O resultado foi uma imensa festa dentro de campo nos pés de Ronaldo, Rivaldo, Ronaldinho e companhia e a festa foi concretizada na vitória por 2×0 em cima da Alemanha, e fez o Brasil inteiro comemorar muito o Penta.

Que vai rolar a festa
Vai rolar!
O povo do gueto
Mandou avisar…

Tema utilizado até os dias atuais pela Rede Globo, a música Coração Verde e Amarelo de Tavito e Aldir Blanc motivaram a seleção para a conquista do Tetra nos Estados Unidos da América. Sem dúvida a música ficaria muito marcada, pois foi um título de extrema importância, já que acabava com mais de 20 anos sem os brasileiros soltarem o grito de campeões do mundo. Após o 0×0 no tempo normal contra a Itália e Roberto Baggio perder o pênalti decisivo foi a vez do Brasil todo gritar “É TEEEEETRA”, assim como Galvão Bueno eternizou.
A torcida vibra canta e se agita e grita o brasil e campeão
No toque de bola pra nossa escola nossa maior tradição
Eu sei que vou , vou do jeito que eu sei , de gol em gol
Com direito a replay eu sei que vou com o coração batendo
A mil a taça na raça e Brasil
Em 1970 tivemos a primeira transmissão ao vivo de uma Copa do Mundo, e a música que embalou a conquista é sem dúvida muito conhecida e cantada até hoje: Pra Frente Brasil. Eram 90 milhões em ação, e todos juntos empurraram o Brasil de Pelé para buscar o Tri. A música tão famosa foi utilizada inclusive a pouco tempo em uma adaptação pela Chevrolet para seu comercial. A derrotada foi a Itália, pelo placar de 4×1.

Todos juntos vamos
Pra frente Brasil, Brasil
Salve a Seleção

 

Em 1962, quem ritmou a Seleção Brasileira foi o Rei do Ritmo Jackson do Pandeiro, com o seu Frevo do Bi. A música que descrevia a emoção do brasileiro, pois todas as expectativas estavam mesmo depositadas em Garrincha e Pelé que não decepcionaram e deram o Bi Campeonato Mundial para a seleção, que na final venceu de virada com gols de Amarildo, Vavá e Zito a seleção da Tchecoslováquia por 3×1.

Ninguém segura esse passo
Bola na área Mané, é chocolate no pé
Ninguém segura Pelé, Pelé
Se derrubar vai bater, a torcida vai estremecer
É gol, é gol de Pelé!

Após a goleada por 5×2 sobre a Suécia em 1958, dentro da Suécia, o Brasil ganhou seu primeiro título mundial, e Wagner Maugeri fez a música A Taça do Mundo é Nossa, que estava na língua de todos os brasileiros, inflando o peito de todos nascidos no Brasil de muito orgulho. Começava ali a trajetória para a seleção mais vitoriosa do mundo.

A taça do mundo é nossa
Com brasileiro não há quem possa
Êh eta esquadrão de ouro
É bom no samba, é bom no couro

A FIFA já definiu que Ricky Martin estará cantando na abertura da Copa. Não sabemos se a música de MC Guimê será um dos temas da Copa de 2014, mas sendo ela ou não, o importante é o Brasil arrebentar dentro de campo, e conquistar o Hexa.
*Para ouvir todas as músicas, basta clicar nos links vinculados aos nomes de cada canção que estão em negrito.

Elvis Fernando

20 anos, estudante de Engenharia na Universidade Federal do ABC. Apaixonado por esportes e isso me mantém firme dentro do HTE Sports.
Fundador da marca HTE.

%d blogueiros gostam disto: