De Bate-Pronto: A hegemonia brasileira

O Brasil é o país do futebol. Essa frase é batida, mas não deixou de ser verdade, mesmo nos dias de hoje. O Mundial de Clubes da FIFA começou em 2000, e para falar sobre a hegemonia do nosso futebol, vamos partir dessa data. Continuando no Mundial de Clubes, o primeiro foi vencido por um Brasileiro, o Corinthians. De lá pra cá, foram mais 3 títulos (São Paulo 2005, Internacional 2006 e Corinthians 2012), totalizando um total de 4 títulos brasileiros. A Espanha e a Itália são a 2ª colocadas nesse ranking, com 2 títulos.

Na Libertadores, de 2000 até hoje, foram 6 títulos, contra 5 dos argentinos. Sem contar que desde 2010, o Brasil vem sendo campeão de todas as Libertadores disputadas até aqui (o último título, do Atlético-MG).

A hegemonia brasileira não para nos clubes, a Seleção também vem bem. Campeã do Mundo em 2002, 3 vezes da Copa das Confederações, é com certeza a Seleção mais vitória desses últimos 14 anos.

Na Bola de Ouro, só perdemos para a Argentina, com 4 (todas de Messi). Ronaldo (2002), Ronaldinho Gaúcho (2005) e Kaká (2007), deram tal status para o Brasil.

A prevalência e superioridade do Brasil pode ser explicada simplesmente pela primeira frase desse post, e realmente é isso. Todo futebol brasileiro é edificado nessa “simples” frase. Parece simples, mas não é. Jogadores que vieram do nada, com apenas um sonho: Ser jogador de futebol. Com a exceção de Kaká, todos começaram assim. E esses mesmos conquistaram tudo isso para o Brasil, desde o ano 2000.

Essa tese toda também pode ser motivadora a ganharmos o Hexa. Por que não? Se somos o país do futebol mesmo, temos a melhor torcida, os melhores jogadores, os melhores estádios. Tudo se encaixa. O Brasil ainda é o país do esporte mais popular do Mundo sim. E Rumo ao Hexa!

Thiago Cunha Martins

Paulistano, alvinegro, co-fundador e Diretor-geral do HTE Sports. Jornalismo por paixão, Psicologia por vocação. Adorador do futebol e tudo o que o rodeia. Fã curioso da NFL, UFC e eventual seguidor de outros esportes

%d blogueiros gostam disto: