Cine HTE: A Grande Escolha

No campo da psicologia, intuição é um processo pelo qual os humanos passam, às vezes e involuntariamente, para chegar a uma conclusão sobre algo. Na intuição, o raciocínio que se usa para chegar à conclusão é puramente inconsciente, fato que faz muitos acreditarem que a intuição é um processo paranormal ou divino. Seu funcionamento e até mesmo sua existência são um enigma para a ciência. Apesar de já existirem muitas teorias sobre o assunto, nenhuma é dada ainda como definitiva. A intuição leva o sujeito a acreditar com determinação que algo poderá acontecer. O filme “A Grande Escolha” (Draft Day; 2014) trata desse tema mostrando o estresse que os responsáveis por uma franquia na NFL passam num dos dias mais importantes da inter-temporada, o da escolha do Draft.
A película é centrada no General Manager do Cleveland Browns Sonny Weaver Jr, personagem interpretado por Kevin Costner, nas 12 horas que antecedem a escolhas do draft da temporada. Sonny Weaver têm em mente um jogador para selecionar na primeira rodada, mas enfrenta um conjunto de situações que o podem tirar de suas convicções. Sua namorada “secreta” Ali, interpretada por Jennifer Garner, o comunica que está grávida. Seu pai e ex-treinador dos Browns faleceu há poucas semanas e o dono da equipe de Cleveland, Anthony Molina o pressiona para fazer uma escolha midiática no dia. Entre personagens fictícios que dão vida a trama e histórias reais ocorridas na NFL, como a das escolhas de Peyton Manning, Tom Brady e Ryan Leaf (um dos maiores bust da história), além da inusitada maneira do lendário Joe Montana acalmar seus companheiros antes do drive decisivo do SB XXIII contra os Bengals, vemos a dificuldade de Sonny Weaver seguir seus instintos.
O fundador da Apple Steve Jobs em seu discurso para formandos de Stanford em 2006 disse: “Não deixe o barulho da opinião dos outros abafar sua voz interior. E mais importante, tenha a coragem de seguir seu coração e sua intuição. Eles de alguma forma já sabem o que você realmente quer se tornar. Tudo o mais é secundário”. Não há como discordar que o barulho externo era grande para Sonny Weaver. Diante disso, mesmo sabendo que não era o correto, ele começa a tomar decisões equivocadas somente para atender desejos dos outros, como trocar várias escolhas futuras do draft pelo direito da primeira escolha geral no evento do dia. Passando o dia pressionado por todos, ele se esquece de ouvir a voz da sua consciência, que lhe dizia qual deveria ser sua decisão ao final do dia.
Sua namorada Ali, já próximo ao momento do anúncio da escolha do dia, é quem o recompõe dizendo “No fim do dia, tudo que importa é o que você pensa” e “Você têm intuição sobre esse jogo. É um dom. Você vê coisas que outras pessoas não veem” e lhe entrega o papel que ele tinha escrito ainda no café da manhã, com o nome do jogador que ele sempre quis, quando ainda tinha somente a 7ª escolha da primeira rodada. Contra todos que fazem parte do corpo técnico e contra o dono do time, ele faz a ligação informando sua escolha intuitiva.
A pior decisão que cada um de nós pode tomar na vida é a decisão dos outros ao invés da nossa. Quando essa decisão dá errado, passaremos um bom tempo nos remoendo do porque não seguimos nossa intuição, não ouvimos nossa voz interior como disse Steve Jobs acima. Immanuel Kant (1724 – 1804), considerado como o último grande filósofo dos princípios da era moderna, dizia “Todo o conhecimento humano começou com intuições, passou daí aos conceitos e terminou com ideias”. Ou seja, todo conhecimento humano saiu do silêncio interior, onde podemos ouvir nossos pensamentos mais profundos e, através deles, encontrar as respostas para os problemas que vivemos. Dizia um conto oriental que dentro de nós temos todas as respostas para a vida, basta apenas fazermos as perguntas certas. Essa resposta certa para o que temos que fazer é a intuição. A mesma intuição que levou um homem a colocar duas madeiras em atrito para gerar fogo foi à intuição que levou Sonny Weaver Jr a escolher o jogador que mais poderia fazer a diferença para seu time.
A intuição é considerada uma das fontes da verdade utilizada por milhares de anos para trazer orientação e explicar fatos ao homem. Como conceito, a intuição é definida como a capacidade de perceber, discernir ou pressentir uma explicação independentemente de qualquer raciocínio ou análise. A intuição pode ser responsável pela elaboração de hipóteses que posteriormente poderão ser comprovadas ou não. É a voz que precisamos ouvir nos momentos das grandes escolhas.
Ficha Técnica
Título Original: Draft Day
Tempo de duração: 110 min
Ano de lançamento: 2014
Direção: Ivan Reitman
Roteiro: Scott Rothman, Rajiv Joseph
OBS: A seção Cine HTE não tem a pretensão de fazer uma crítica em si dos filmes, mas relatar e refletir sobre os ensinamentos que são abordados na história, seja baseado em fatos reais ou mera ficção.

Marcelo Tadeu Parpinelli

Um cara que gosta de opinar sobre tudo, principalmente daquilo que não conhece e não entende. Aspirante a filósofo nas horas vagas.

%d blogueiros gostam disto: