Um pouco sobre a história do autódromo de Interlagos

Texto: Evelyn Menezes

Neste final de semana será realizado no Autódromo de Interlagos o Grande Prêmio do Brasil de Fórmula 1. Esse evento já é bem tradicional, acontece no Brasil desde 1972, porém poucas pessoas conhecem a história do autódromo. Então este artigo conta um pouco mais sobre esse lugar tão importante para o automobilismo mundial.

O autódromo de Interlagos na verdade se chama Autódromo José Carlos Pace, que foi um piloto brasileiro que em toda sua carreira na Fórmula 1 só ganhou uma única corrida – em Interlagos – e após sua vitória faleceu em um acidente aéreo. Ao contrário do que muita gente pensa o autódromo não está localizado no bairro de Interlagos, ele fica no distrito da Cidade Dutra e recebeu esse nome por estar localizado perto de dois grandes lagos artificiais da região, as represas Billings e Guarapiranga, por isso recebeu o nome de Interlagos (“entre lagos“).

A inauguração aconteceu no dia 12 de maio de 1940, este foi o primeiro autódromo do Brasil e a sua inauguração teve grande repercussão, levando cerca de 15 mil pessoas para assistir ao 3º Grande Prêmio Cidade de São Paulo, a partir daí os eventos no local começaram a ser mais frequentes. Em 1947, o autódromo recebeu sua primeira corrida internacional, o Grand Prix, antecessor da Fórmula 1. Após ser fechado para reformas o autódromo recebeu pela primeira vez, em 1972, uma corrida de Fórmula 1. O sucesso foi tanto que a partir de então essa tem sido uma das provas mais tradicionais do automobilismo mundial.

O GP de Interlagos sempre foi uma das provas mais emocionantes da temporada. Devido ao traçado cheio de curvas, aos diversos pontos de ultrapassagem e a já tradicional chuva durante a prova fazem de Interlagos um verdadeiro sucesso entre pilotos, jornalistas e amantes do esporte. Além disso, o autódromo tem uma particularidade, as corridas são realizadas sempre em sentido anti-horário o que exige muito mais dos pilotos, a carga exercida no pescoço e nos ombros é bem maior do que se fossem em uma corrida no sentido horário. Alguns jornalistas dizem que a dificuldade de Interlagos é tanta que se um piloto consegue ir bem nesta prova, estará preparado para as demais.

Os únicos pilotos brasileiros a ganhar em Interlagos foram Emerson Fittipaldi, José Carlos Pace, Ayrton Senna e Felipe Massa. Por falar em Senna foi no autódromo que aconteceu uma das vitórias mais emocionantes de sua carreira. O ano era 1991, a prova era a segunda da temporada e Senna liderou a corrida de ponta a ponta, porém logo na metade da prova sua McLaren começou a apresentar problemas, ficou sem a quarta marcha. Faltando sete voltas para o fim da corrida ele perdeu a segunda, a terceira e quinta marcha. O piloto ficou só com a sexta marcha, o que lhe obrigou a “ segurar o carro no braço “. Após a corrida Senna estava tão esgotado que ao subir no pódio para comemorar sua vitória, ele mal tinha forças para levantar a bandeira brasileira.

Essa é só uma das grandes corridas que já aconteceram em Interlagos e com certeza a prova deste final de semana não será diferente.

%d blogueiros gostam disto: