Rugby Nacional: Seleção Feminina de Sevens é bronze no Pan de Toronto

A Seleção Brasileira Feminina de Rugby Sevens fez história, neste domingo, 12, ao conquistar a medalha de bronze no torneio Pan-Americano de Toronto 2015. Na disputa pelo terceiro lugar, a equipe ~esmagou~ a Argentina ~duas vezes no mesmo torneio~ e pos as duas mãos e os dentes na medalha jogando no EPS (Exhibition Stadium). Esta foi a estreia da modalidade na competição, que já contava com a modalidade masculina.
“Viemos para Toronto com o objetivo de conquistar uma medalha e alcançamos nossa meta com esse bronze. Foi um torneio muito duro, diante de adversárias fortes. Foi também a estreia do rugby feminino no Pan, então colocamos nosso nome na história da competição com a conquista. Todo o grupo está de parabéns!”, afirmou Paulinha Ishibashi, capitã das Tupis, após a final.
A Seleção Brasileira incorporou o clima de disputa e fez bons jogos diante dos adversários. Na campanha, a equipe teve quatro vitórias e duas derrotas. Em seus triunfos, o time impôs os padrões ofensivo e defensivo e não deu chances aos rivais, fazendo placares bem elásticos, dignos de placares históricos. As meninas foram derrotadas por Estados Unidos e Canadá, que fizeram a final. As donas da casa ficaram com o ouro, a motivação delas foi fator determinante para a conquista.
No ranking mundial da modalidade, o Brasil figura no “Top 10”. Além da medalha, o Pan foi uma experiência diferenciada às atletas, pois as meninas tiveram poucas oportunidades de vivenciar um torneio multiesportivo ao longo da carreira. A equipe ainda ficou integrada com o Time Brasil, ajudando no desenvolvimento já de olho nos Jogos Olímpicos Rio-2016.
Edna Santini(Rugby, E) e Flávia Saraiva(Ginástica Artística, D)

Competitivo, o plantel brasileiro masculino fez partidas bem disputadas contra todos os adversários, contudo, caiu nas quartas de final para o Uruguai. Nos jogos seguintes para definir a classificação final, os Tupis terminaram na sexta posição. Nesta edição, o Brasil melhorou o seu desempenho em comparação com o resultado obtido no Pan de Guadalajara, em 2011, quando terminou na penúltima posição.

“Conseguimos melhorar nossa posição final em relação ao último Pan, mas saímos com gosto um pouco amargo, porque sabemos que poderíamos ter ido mais longe. Fizemos partidas duras, que ficam de aprendizado para todo o grupo”, afirmou Fernando Portugal, capitão dos Tupis.
Segunda-feira, 13, pela manhã, as delegações já desembarcaram no Brasil.
Campanha – Seleção Feminina de Rugby
11/7 – Estados Unidos 27 x 6 Brasil
11/7 – Brasil 22 x 5 Argentina
11/7 – Canadá 36 x 0 Brasil 
12/7 – Colômbia 0 x 29 Brasil – Jogo Completo
12/7 – Brasil 57 x 0 México
12/7 – Brasil 29 x 0 Argentina – Jogo Completo
Convocação – Seleção Feminina

Campanha – Seleção Masculina de Rugby

11/7 – Argentina 19 x 7 Brasil 
11/7 – Canadá 26 x 14 Brasil
11/7 – Brasil 31 x 5 Guiana
12/7 – Uruguai 12 x 5 Brasil
12/7 – Brasil 14 x 7 México
12/7 – Chile 12 x 7 Brasil 
Convocação – Seleção Masculina
 
Crédito: Bruno Miani/Inovafoto/Bradesco

Vinícius Guedes

Administrador de Empresas pela UFRRJ, Segurança Privado, Árbitro de Rugby pela RioRefs, jogador pelo Itaguaí Rugby. Gosta de esportes, filmes, séries e muita música.

%d blogueiros gostam disto: