As mulheres e o esporte #4 – Hortência

Texto: Evelyn Menezes

No post da hoje da série “As mulheres e o Esporte “ iremos falar de uma das principais jogadoras de basquete do Brasil e do Mundo, a rainha Hortência.

  • Nome: Hortência de Fátima Marcari Oliva;
  • Nascimento: 23 de Setembro de 1959 (Potirendaba – SP);
  • Nacionalidade: Brasileira;
  • Esporte: Basquete

A caçula de seis filhos nasceu na cidade de Potirendaba e aos nove anos muda-se para Santo André onde passa a jogar handebol, futebol de salão e atletismo. Aos quatorze anos começa a praticar basquete. Após se destacar nos treinos e jogos é convidada a integrar a Seleção Brasileira com apenas dezesseis anos.

A jogadora disputou duas olimpíadas, cinco campeonatos mundiais e quatro pan-americanos. Dentre suas principais conquistas podemos destacar dois sul-americanos e três medalhas em pan-americanos. Em 1994 ganha o ouro no Campeonato Mundial e após isso se aposenta, porém volta as quadras em 1996 para disputar as Olimpíadas daquele ano, na qual o Brasil conquistou a prata, feito até então inédito para o país nesta modalidade.

Ela é considerada uma das maiores jogadoras de basquete de todos os tempos. Hortência é até hoje a maior pontuadora da história da seleção com 3.160 pontos, marcados em 127 partidas oficiais. Além disto, ela detém o recorde mundial de número de cesta em uma só partida, foram 121 em uma partida durante as Olimpíadas de Atlanta, 1996. Uma das maiores homenagens recebidas pela atleta foi o convite para fazer parte do Hall da Fama do Basquetebol Feminino, nos Estados Unidos, em 2002.

%d blogueiros gostam disto: