As mulheres e o esporte #5 – Maria Esther Bueno

Texto: Evelyn Menezes

A personalidade de hoje da série “As mulheres e o Esporte” é a tenista brasileira Maria Esther Bueno.

  • Nome: Maria Esther Andion Bueno;
  • Nascimento: 11 de Outubro de 1939 (São Paulo – SP);
  • Nacionalidade: Brasileira;
  • Esporte: Tênis.

A paulistana começou no esporte bem cedo, com apenas três anos já praticava com seus pais e com o irmão no Clube de Regatas Tietê. Começou a atuar profissionalmente aos onze anos de idade. Aos catorze já era campeã juvenil e adulta, desde então começou a ganhar destaque no cenário do tênis no Brasil e no Mundo. Aos dezoito anos ganhou seu primeiro título mundial, no campeonato Orange Bowl, nos EUA.

Maria Esther Bueno é a maior tenista brasileira de todos os tempos. Ao longo de sua carreira conquistou 589 títulos mundiais, entre esses, 19 Grand Slams (Os quatro torneios mais importantes do tênis mundial: US Open – nos EUA; Wimbledon – na Inglaterra; Roland-Garros – na França e Australian Open). Em 1963, nos Jogos Pan Americanos de São Paulo, ela era favorita a conquistar 3 ouros, mas nas vésperas do torneio foi mordida por um cachorro e teve um de seus dedos rasgados, mesmo jogando machucada, com proteção no local do ferimento, conquistou o ouro no individual e levou a prata nas duplas (feminina e mista).

 Após competir e jogar por quase dezoito anos, contusões e lesões começaram a fazer parte do cotidiano da tenista, numa época em que não havia o tie-brake, ela jogou por mais de 10 horas seguidas em partidas de duplas e duplas mistas de Wimbledon. Após o título mundial de 1968, só voltou as quadras em 1976, então com 37 anos, para conquistar o título no Aberto do Japão. Declarou sua aposentadoria em 1977.

A tenista brasileira conseguiu ser a primeira do mundo durante oito anos, mesmo ao competir com tenistas de países com tradição no esporte. Em 1978, ela foi homenageada no Internacional Hall of Fame, na cidade de Nova York. Em 2000, ela foi escolhida como a maior tenista das Américas do século vinte e há uma estátua sua, de cera, no museu Madame Tussauds, de Londres, Inglaterra. Atualmente, ela atua como comentarista convidada em diversos torneios de tênis.

%d blogueiros gostam disto: