Rugby Internacional de luto: morre a lenda Jonah Lomu

Na manhã desta quarta-feira, 18 de Novembro de 2015, de forma inesperada, faleceu o ex-All Black Jonah Tali Lomu, em Auckland, Nova Zelândia – sua casa. Lomu foi diagnosticado com um problema renal após a copa de 1995, onde foi estrela e terminou em segundo lugar, perdendo para a África do Sul na final (confira os especiais aqui e aqui). Este problema, porém, o fez reduzir muito o ritmo de sua carreira como jogador internacional de rugby union, culminando com um transplante de rim em 2004. A notícia foi entregue ao mundo pelo ex-médico dos All Blacks e seu amigo pessoal, John Mayhew.

O ex-jogador acabara de retornar de Dubai após ficar na Inglaterra acompanhando sua querida seleção e vê-la vencer a RWC 2015 de forma histórica (relembre a final).

Na seleção desde 1994, Lomu disputou 63 jogos pelos All Blacks e marcou 37 tries na história, sendo 15 deles em Copas do Mundo (veja esta e outras curiosidades aqui), se consagrando como um dos maiores pontas da história do rugby internacional.

Como diz o Wikipedia:

Em 2009, foi retratado no filme Invictus, que conta o contexto histórico e efeitos simbólicos do título dos Springboks na RWC1995, sobre a da Nova Zelândia. 

 
Lomu foi interpretado por Isaac Feau’nati, ex-jogador de rugby que esteve na Copa de 1999, por Samoa. Lomu e Feau’nati se enfrentaram uma vez por suas seleções, naquele mesmo ano, mas não na Copa, e sim em amistoso em que ambos entraram no decorrer da partida. Feau’nati, que nasceu na Nova Zelândia, era, ao contrário do veloz Lomu, um forward, da posição de oitavo.
 
Em 2010, ele teve uma curiosa participação na Seleção Alemã de Futebol, convidado pelo técnico Joachim Löw, para realizar exercícios de força nos jogadores da Alemanha, a semanas da Copa do Mundo FIFA de 2010.
 
Em 2011, sete anos depois de seu primeiro transplante renal, revelou que precisaria de um novo, em virtude da rápida deterioração de sua saúde após uma internação neste mesmo ano – chegou a perder 30kg.
Tim Horan, ex-jogador australiano, atualmente trabalha numa emissora de televisão e era amigo pessoal de Lomu, disse à Fox Sports News: “Ele era uma pessoa tão gentil e querida, é um choque para mim porque semanas atrás estávamos curtindo a RWC2015 juntos.
Lomu acrescentou muito ao rugby. Se alguém perguntava sobre rugby porque não sabia muito a respeito, com certeza sabia quem era Jonah Lomu.”
Jonah entra para a história como o maior pontuador de tries da história, como o maior pontuador de tries em uma única edição, com oito e para a lista de jogadores incríveis que nunca ganharam uma RWC.
eja os especiais de Lomu, pelos Barbarians e pelos All Blacks abaixo.
Jonah Lomu : 12 de maio de 1975-15 de Novembro de 2015 (40 anos), Auckland, Nova Zelândia
Altura: 1,96 m
Peso: 119 kg
Educação: Wesley College, Auckland
Esposa(s): Nadene Quirk (desde 2011), Fiona Lomu (de 2003 a 2008), Tanya Rutter (de 1996 a 2000)
Irmão: John Lomu

Vinícius Guedes

Administrador de Empresas pela UFRRJ, Segurança Privado, Árbitro de Rugby pela RioRefs, jogador pelo Itaguaí Rugby. Gosta de esportes, filmes, séries e muita música.

%d blogueiros gostam disto: