O que esperar das oitavas de final da Champions League?

Como é sabido por todos, os confrontos das oitavas de finais da UEFA Champions League já estão definidos e agora faço um breve comentário sobre cada um deles.

Comecemos por um dos confrontos inéditos da próxima fase do torneio. Gent x Wolfsburg será um daqueles jogos em que tudo pode acontecer. Primeiro porque o Gent surpreendeu, e eu disse que ia surpreender, na fase de grupos derrubando grandes times em seus respectivos cenários nacionais (Valencia na Espanha e Lyon na França) e segundo porque futebol é um caixinha de surpresas. Na Bélgica a equipe mandante deverá fazer um jogo muito difícil, como fez contra o Zenit, e, garantindo um bom resultado, irá bem fechado para Alemanha onde o adversário terá dificuldades caso isso aconteça. Um motivo de vantagem para o Gent é que o segundo jogo será após o Wolfsburg enfrentar um adversário difícil (Borussia Monchengladbach) poucos dias antes da partida. Contudo, mesmo acreditando em uma possível zebra, creio que a equipe de Schürrle, Draxler e companhia, que eliminou o tradicional Manchester United e terminou a fase de grupos como líder, é favorita para passar de fase.

Seguimos com Roma x Real Madrid que também tem tudo pra ser um bom jogo. O Real foi, junto com o Barcelona, os únicos a terminarem a primeira fase invictos. Os espanhóis, que ganharam um jogo contra um PSG dominante contando com um falha gigante do goleiro do time francês, fez 8 gols no Shakhtar em dois jogos, e humilhou o Malmö com um 12×0 no agregado, vivem momentos tensos (pra realidade madridista) na La Liga. Recentemente foi derrotado pelo Villarreal, que tem um time teoricamente mais fraco que a Roma, e se encontra a 5 pontos dos dois primeiros colocados da competição. Além de tudo isso o time conta com uma grande rejeição por parte da torcida com o treinador Rafa Benitez que, ao contrário da torcida, tem o apoio declarado dos jogadores e diretoria.

A Roma também não vive uma boa fase. São 6 jogos sem vencer. A última vitória veio no clássico de Roma, um 2×0 contra a Lazio no dia 8 de novembro. Assim como o Wolfsburg, o time italiano terá um jogo complicado frente a Fiorentina, atual vice-líder da Serie A, dois dias antes do jogo de volta em Madrid. Sim! DOIS DIAS APÓS UM JOGO NA ITÁLIA, VIAJARÃO PRA MADRID ONDE JOGARÃO UM JOGO DECISIVO!! Lógico que é possível que adiem a partida contra a Fiore, mas sabe-se lá o que têm na cabeça… Fazendo um saldo rápido, o time de Cristiano Ronaldo é favorito, o que faz com que a equipe de De Rossi chegue com os ombros leves e prontos pra causarem uma surpresa.

Adiante, PSG x Chelsea farão o que eu espero que seja o melhor jogo das oitavas. Na temporada passada os campeões franceses eliminaram os campeões ingleses em um jogo incrível decidido pela dupla de zaga titular da “seleça” na Copa de 2014 e isso já é um algo a mais para o jogo. Outro tempero é a atual fase dos dois times. Os franceses dominam o campeonato nacional e têm Ibra voando, enquanto contrariamente, os Blues dão vexame na Premier League ocupando apenas a 16ª colocação, um ponto fora da zona de rebaixamento, e têm em Willian a sua maior esperança. Outro motivo que faz com que a equipe de Blanc seja favorita, é o fato de terem sofrido apenas um golzinho na fase de grupos e nove na Ligue 1 (em 18 jogos disputados). O goleiro Trapp inclusive, ficou na seleção da primeira fase da Champions League, assim como o brasileiro Willian.

Segue o jogo… Em um confronto que causou piadas na internet do mundo afora, o Arsenal enfrentará os atuais campeões do Barcelona. Que tipo de piada? Eu lhes explico e adianto que são dois tipos! O primeiro veio dos torcedores do Manchester City que fizeram uma montagem escrito “Agora é a sua vez” em alusão as recentes eliminações dos Citizens para o catalães. O outro tipo veio de outras torcidas que estão com pena do Arsenal que vira e mexe enfrentam adversários dificílimos nas oitavas. Os Gunners, que tiveram dificuldades pra passarem de fase, mas que estão em boa fase na Premier League, contam com a motivação de Alexis Sanchez em enfrentar seu ex-clube pra causarem um certo “choque” na competição.

O Barcelona por sua vez, vive uma fase que dispensa comentários. Atualmente com Neymar se recuperando de lesão mas que deve jogar os dois jogos, o trio MSN, junto com toda a equipe espanhola, é favorito para o confronto, porém, hão de respeitar o adversário que está evoluindo e jogando um futebol agradável. Creio que o caso do Arsenal é o mesmo da Roma: chegam com menos favoritismo e isso pode ser a arma para a surpresa.

“Avanti”, teremos a atual vice-campeã Juventus enfrentando o super Bayern de Munique. Confesso que esse jogo é difícil de comentar, mas vamos lá. O Bayern, pela atual fase e pelo elenco levemente superior, é favorito. Contudo a Velha Senhora está evoluindo e contando com um time mudado perto de chegar a um entrosamento que coloque o time em outro patamar. Sem delongas, faço das palavras de um diretor dos Bávaros que disse que jogar contra times italianos é sempre difícil (e isso serve pro Real Madrid também), as minhas. Um tempero para o confronto é sem dúvida a lei do ex que deve perdurar nos dois jogos. De um lado, Vidal que recentemente trocou os italianos pelos alemães e do outro o croata Mandzukic, que há algumas temporadas jogou na Allianz Arena.

Nem vou me arriscar a dizer “adiante” em holandês. Dando essa dica já dá pra ter uma ideia de qual confronto falarei agora. Sim! PSV x Atlético de Madrid. Aaah esse jogo… Os atuais campeões holandeses tendem a fazer um jogo duro diante do seu torcedor e contando com seus bons jogadores e uns mexicanos importantes para a equipe. Já a equipe espanhola tem Godin, um dos zagueiros da seleção da primeira fase da UCL, e também o craque Griezmann, que vive uma fase que o coloca no meu Top 5 Mundo. A equipe de Simeone vem numa ótima fase e atualmente ocupa a segunda colocação da La Liga com o mesmo número de pontos do líder Barcelona. Num todo, creio que o Atlético é favorito pra vencer o confronto.

Benfica x Zenit é pra mim o jogo mais equilibrado da próxima fase. Como tempero, veremos o confronto Hulk vs seu ex-rival e a vontade de ambos os clubes de chegarem um pouco mais longe do que vêm chegando na competição. Por fim, creio que o Zenit é favorito pelo fato de ser mais difícil pro Benfica jogar na Rússia do que pros russos jogarem em Portugal.

Calma, já tá acabando… Pra fechar esses comentários, o outro jogo inédito que o sorteio nos trouxe: Dínamo de Kiev x Manchester City. Os ucranianos são, junto ao Gent, os tidos como “zebras” entre os remanescentes e, assim como os belgas, creio que podem surpreender por ser sempre difícil jogar na Ucrânia, porém, o City é bem favorito e, com a chance que estão tendo de pegar um time mais fraco que os recentes, devem jogar com muita vontade de passar de fase.

Então é isso, galera. I’m back!

Lucas Tinoco

21 anos, baiano e aspirante a jornalista esportivo. Fanático por esportes em geral, principalmente futebol. Adepto das ligas europeias e do futebol alternativo. Líder do Editorial de Futebol Internacional do HTE Sports.

%d blogueiros gostam disto: