Rugby: Retrospectiva 2015 – Parte I

Olá, caros leitores do HTE Sports, tudo bem com vocês? O ano de 2015 foi um ano histórico para o esporte mais querido do momento, o nosso maravilhoso rugby. Esta postagem vai relembrá-los de tudo que aconteceu no mundo do rugby neste ano sensacional que foi 2015, começando com o torneio Six Nations, passando por amistoso importantes, jogos do Brasil, a RWC2015, que foi um sucesso e até notícias nem um pouco agradáveis, como falecimentos de jogadores importantes para a história do rugby.
Nesta primeira parte, falaremos do primeiro semestre de 2015:

Em Março, o mundo viu o bicampeão do Six Nations 2015 se manter no topo

RBS 6 Nations fixtures
A disputa entre Irlanda e Inglaterra foi até o último minuto, mesmo em jogos distintos
Com a vitória por 40-10 e a Inglaterra vencendo a França por 55-35, a Irlanda conquista o Six Nations 2015. Para que a Inglaterra ficasse com o troféu, era necessária uma vitória por 27 pontos de diferença (faltaram só sete!). Com essa conquista, a Irlanda se consagra bicampeã, quebrando a sequência também bicampeã de País de Gales.
Ireland lift the Six Nations trophy after the RBS Six Nations match between Scotland and Ireland at Murrayfield on March 21, 2015 in Edinburgh, Scotland. (Photo by Richard Heathcote/Getty)

No mesmo período, Geórgia se consagra campeã invicta do Six Nations B

Com cinco vitórias em cinco jogos, a equipe comandada pelo gigante Mamuka Gorgodzilla conquistou, mais uma vez, o Six Nations do Segundo Escalão do rugby profissional. Este desempenho não se refletiu nos amistosos pré-copa, mas quando a RWC 2015 começou, pudemos ver que amistosos pré-copa não querem dizer nada. A Alemanha, adversária do Brasil nos Test matches de novembro e dezembro, ficou em último.

Rugby sul-americano a todo vapor no primeiro semestre de 2015

O Rugby sul-americano vem crescendo muito e, no primeiro semestre, tivemos uma incrível campanha chilena, que terminou com o título da categoria XV-a-side, vencendo os fortíssimos Teros uruguaios na última rodada. O torneio aconteceu entre os dias 11 de Abril e 9 de Maio de 2015.

Chile vence o Uruguai em casa e o troféu do Sul-Americano fica em Santiago

Chile vence Uruguai e conquista o Sul-Americano!
Jogando em casa, Chile venceu o Uruguai pela primeira vez desde 2011 e se consagrou campeão, deixando os Teros, que já tinham a vaga para a RWC2015 garantida, na segunda posição. O Brasil ficara em último, tendo que disputar a repescagem em Dezembro de 2015 contra o campeão do Sul-Americano B, que foi revelado no segundo semestre, a Colômbia.

O mundo do rugby lamenta a perda de ícones All Blacks

O ano de 2015 teve perdas trágicas para a comunidade mundial do rugby. Primeiro Jerry Collins, ex-capitão All Black, em um acidente de carro em Junho na França, seguido por Jonah Lomu, em Novembro (você viu aqui). No ano em que se completaram 20 anos de uma das cenas mais memoráveis da história do rugby mundial, perdemos dois ícones.
Confira aqui e aqui os momentos da RWC1995.

Voltando aos torneio, os Wallabies quebram sequência All Black e se consagram campeões do TRC

Você, caro leitor, acompanhou todas partidas aqui e disponibilizamos as análises, fotos e muito mais para que você ficasse sabendo de tudo que rolou nesta que é a mais importante competição de rugby do hemisfério sul.
1 – Prévia
2 – Rodada 1: Aqui e Aqui
3 – Rodada 2 : AquiAqui e Aqui
4 – Rodada Final: Aqui e Aqui
Os Wallabies fizeram história ao atropelarem os All Blacks, vencerem a primeira partida da taça Bledisloe e levarem para casa o The Rugby Championship. Esta campanha evidenciou que os All Blacks não eram imbatíveis, afinal, e se pensou até em um início de crise na Nova Zelândia, mas o técnico Steve Hansen acalmou os ânimos ao vencer os Wallabies em Eden Park duas semanas depois, para afastar qualquer suspeita de crise e garantir a Bledisloe Cup.
Assim encerramos o primeiro semestre do mundo do rugby, fique ligado na segunda parte desta retrospectiva!
Siga com a segunda parte AQUI

Vinícius Guedes

Administrador de Empresas pela UFRRJ, Segurança Privado, Árbitro de Rugby pela RioRefs, jogador pelo Itaguaí Rugby. Gosta de esportes, filmes, séries e muita música.

%d blogueiros gostam disto: