A suposta lista negra dos tenistas

Eu não iria escrever sobre o assunto por dois motivos. O primeiro era porque, inicialmente, incluía apenas atletas da ATP (Association of Tennis Players) e a minha função é falar sobre a WTA (Women Tennis Association). O segundo motivo era porque a BBC e o BuzzFeed, sites que denunciaram o problema nessa segunda-feira (17/01/2015), não divulgaram os nomes dos atletas por falta de provas. Mas nessa tarde o site sueco de esportes Expressen teve acesso a tal lista e resolveu divulga-la. A lista incluía diversas jogadoras da WTA, foi então que resolvi falar sobre o assunto.

Entenda mais sobre o caso aqui.

A principio fiquei perplexa com a lista, mas em seguida comecei a questionar a sua veracidade, conclui alguns fatos.

  • SEM PROVAS.

Não há provas, indícios e nem nada que explique os nomes que a Expressen divulgou na lista. O site amontoou alguns nomes e publicou. Eu mesmo poderia fazer uma lista e divulgar aqui no site falando que esses eram os nomes. Em minutos minha matéria poderia ser compartilha e muita gente acreditaria. Isso leva ao segundo ponto.

  • O PODER DAS MIDIAS DIGITAIS.

As redes sociais ajudam muito a transmitir uma informação como expliquei no ponto 1. Não leva muito tempo para que um assunto percorra o mundo. Uma mentira pode se espalhar muito rápido. Como aqueles caso do suposto fã do jogador Roger Federer que teria ficado em coma por mais de uma década e quando acordou se surpreendeu em saber que Roger ainda era um jogador de alto nível e tinha ganhado ao todo 17 títulos de Grand Slam. Tudo se passava de uma mentira, mas ninguém se perguntou a onde estavam as provas que comprovassem a historia. A tal lista segue a mesma lógica, muitos não sabem a onde começo e em seguida compartilham essa informação, em segundos passa a ser lida como “verdadeira”.

  • PRIMEIRO ATP E AGORA WTA?

A BBC é um centro de desenvolvimento midiático muito respeitado no mundo. Quando eles divulgaram esta noticia tomaram muito cuidado para não passar informações erradas e nem acusações caluniosas que diminuiria a credibilidade da emissora. A intenção deles era em denunciar o problema e criar um ambiente para o debate. Eles não divulgaram o nome de nenhum jogador alegando que não conheciam as provas. É então que um site sueco resolve ser o “grande justiceiro” e expor a verdade sobre esses jogadores corruptos que nos enganam e manipulam os resultados. Tanto a BBC como o BuzzFeed nunca assumiram haver jogadoras da WTA, eles afirmaram apenas sobre jogadores do circuito masculino havendo até grandes nomes. A Espressen, no entanto, divulgou nomes do circuito feminino, nomes de jogadoras com muito mais peso que os dos homens. Me pergunto então como a BBC e o BuzzFeed se limitaram a apenas escrever sobre a ATP quando a noticia poderia ser mais completa se citasse a WTA. A suposta lista no feminino contem três jogadoras campeãs de Grand Slam em simples, algumas finalistas e outras campeãs de Grand Slam em duplas. Não faz sentido essa fato ficar para traz.

  • POR QUE NUNCA NADA FOI FEITO SOBRE ISSO?

Nunca nenhum dessas instituições, ATP ou WTA, fez nada para combater o problema. A BBC e o BuzzFeed disseram que esses órgãos estavam cientes sobre essa suposta manipulação de resultados. Não seria lógico que eles optassem por omitir o problema e o escondesse até que alguém divulgasse e manchasse a credibilidade deles. Toda instituição grande tem seus problemas, no entanto , algo como o combate a manipulação de jogos deveria ser prioridade para uma organização esportiva.

Sendo assim não encontro motivos para levar para frente essa lista da Expressen. Prefiro esperar o desenrolar dessa historia. Com a repercussão do caso a Tennis Integrity Unit (órgão que regulariza e investiga irregularidades no tênis) não ficara sem tomar uma providencia. Até mesmo a WTA e a ATP não vão poder ficar de braços cruzados frente a tal escândalo que coloca em xeque a sua credibilidade. Antes de acusar devemos esperar para ver as atitudes que todas essas instituições vão tomar. Se caso houver uma investigação completa que comprove tal sistema de trapaça será uma lastima para o nosso esporte. Grandes atletas se tornaram vilões e nós fãs perderíamos muito.

%d blogueiros gostam disto: