ACADEMIA ALVIVERDE #9 – A pré-temporada do Palmeiras

Texto: Gustavo Mestriner

Após longa e intensa temporada, todo ano os times costumam tirar folga no mês de dezembro e voltar aos trabalhos no ano seguinte, no começo do mês de janeiro. Após apresentações, uma série de testes físicos, testes e treinos com bola, os clubes costumam marcar alguns amistosos para acertar alguns detalhes, encaixar o time, formação e entrosar melhor os jogadores, essa é a tal chamada pré-temporada.

Este ano, ao invés de marcar um ou dois amistosos independente, o Palmeiras foi convidado para participar de um torneio amistoso sulamericano, a Chamada Copa  Antel, torneio organizado no Uruguai desde 2012, sempre contando com a participação de quatro times, Nacional e Peñarol e mais dois times convidados, sendo este ano, a primeira vez que um clube brasileiro participa: o Palmeiras.

Disputada em apenas 4 jogos, duas semi finais, umas disputa de terceiro lugar e a grande final, a Copa organizada pela empresa estatal de telecomunicações uruguaia Antel, tendo todos seus jogos disputado no clássico e histórico estádio Centenário em Montevidéu.

No primeiro jogo da Copa, o Palmeiras encarou a equipe do Libertad do Paraguai. O Time escalado pelo professor Marcelo Oliveira para o primeiro jogo do ano, foi praticamente o mesmo que terminou a temporada 2015, apenas com algumas mudanças, Edu Dracena recém contratado foi titular e formou a dupla de zaga com Leandro Almeida, que jogou no lugar do titular Vitor Hugo, poupado. Lucas Barrios, que sentiu lesão e nem viajou para o Uruguai, foi substituído por Alecsandro. Em um jogo meio morno e sem graça, onde claramente as duas equipes não estavam ainda em sua condição de jogo ideal , o Palmeiras venceu por 2×0 com gols de Allione e Moisés, que entraram no segundo tempo.

Antes de enfrentar o Nacional do Uruguai, que venceu o rival Peñarol na outra semifinal, o Palmeiras ainda encarou o River do Uruguai, em um jogo treino, onde os reservas do verdão facilmente golearam o time uruguaio por 4×0.

Na última madrugada de sábado para domingo, o Palmeiras encarou o Nacional do Uruguai na Copa Antel. Com algumas novidades, como os recém contratados Moisés e Erik começando o jogo como titulares, o Palmeiras deixou um pouco a desejar no jogo, empatando em 0x0 e levando a decisão para as penalidades. Sem contar com a mesma sorte e competência da final da Copa do Brasil no ano passado, o Palmeiras perdeu nos pênaltis por 4×3 com Dudu, Allione e Gabriel Jesus desperdiçando suas cobranças.

Apesar de não sair como campeão do torneio amistoso, Marcelo Oliveira, os jogadores. Toda a comissão técnica e diretoria saíram do Uruguai satisfeitos com as apresentações e rendimento da equipe. Dentre os pontos positivos, podemos destacar:

– Erik, jogador muito promissor e bom de bola, com certeza disputará uma vaga no ataque titular do time.

– a segurança de Edu Dracena, que ao lado de Leandro Almeida (muito criticado ano passado pela torcida), fizeram boas partidas, solidando uma boa zaga sem tomar gols durante todo o tempo regulamentar

-Moisés, entrou bem no primeiro jogo contra o Libertad, até marcando um gol e aparecendo bem no ataque, é uma boa opção para jogar tanto quanto volante, quanto meia

– o desempenho de Allione, jogador que ano passado não teve tantas oportunidades devido a algumas lesões, pode ser bastante aproveitado esse ano, exercendo várias funções táticas.

A participação neste torneio na pré-temporada foi importante e bastante válida para o Palmeiras já ir testando seus novos reforços, arrumar esquemas táticos e já preparar e “aquecer” para a temporada de verdade. O Nacional vai enfrentar o Palmeiras novamente na Copa Libertadores, ambos os times estão no mesmo grupo na competição, que ainda pode ter também, o River do Uruguai, que o Palmeiras já jogou contra no jogo treino.

Mas é claro que na Copa Libertadores a pegada e o clima são outros, lá o bicho pega! E Você torcedor palmeirense, gostou das primeiras impressões do time para 2016? O que podemos esperar para a seqüência da temporada, com campeonato Paulista, Brasileiro, Copa do Brasil e Copa Libertadores?

%d blogueiros gostam disto: