Backcourt NBA – Draymond Green: melhor que LeBron James?

Texto: Renato Sehn

O Golden State Warriors lidera com folga a Conferência Oeste na temporada 15/16, Stephen Curry – atual MVP da liga – aterroriza as defesas com arremessos de longa distância, mas é Draymond Green quem chama atenção: de só mais um jogador da liga, Green está assumindo um papel de destaque. Já será ele um fora-de-série da liga?

Até a última temporada, parecia ser indiscutível que Stephen Curry, LeBron James e Kevin Durant eram os protagonistas da NBA e estariam um nível acima dos demais. A promessa para a temporada 15/16 era a explosão de Anthony Davis. Entretanto, para Jerry West, lenda dos Lakers, 14 vezes NBA All-Star, Green é no momento o segundo melhor jogador da liga, atrás apenas de Curry. Será?

Draftado na temporada 12/13, na 35ª escolha, Green disputou 161 partidas e foi titular em apenas 13 jogos em suas duas primeiras temporadas regulares. Porém, na temporada 14/15 assumiu a titularidade do time e hoje, em sua quarta temporada, aparece como um dos destaques da liga.

O jogador é um grande defensor e atua com uma intensidade incrível; pontua bem (15 pontos por jogo) tanto de dentro como de fora do garrafão (43% de aproveitamento de três pontos); distribui muito bem a bola (média de 7,4 assistências), sendo o 6º em assistências, atrás apenas de armadores de elite como Rondo, John Wall, Chris Paul e Westbrook, além de Ricky Rubio; e é o 12º melhor da liga nos rebotes (9,6 em média). Em 37 jogos da atual temporada, fez 13 duplos-duplos e incríveis 8 triplos-duplos.

Os fãs reconhecem o momento do jogador: Draymond Green está entre os mais votados da Conferência Oeste e deverá aparecer pela primeira vez no All-Star Game, em Toronto, no Canadá, dia 14 de fevereiro. Entre os alas e pivôs, o jogador do Golden State Warriors aparece na votação atrás apenas de Kobe Bryant, do Lakers e de Kevin Durant, do Thunder.

Será que esses números, as atuações, a opinião de uma lenda do jogo e a expressiva votação para o All-Star são razões suficientes para colocar o jogador dos Warriors na lista dos melhores da liga no momento?

Além de LeBron James e Kevin Durant, jogadores como Russel Westbrook, James Harden, Anthony Davis, Blake Griffin, Kawhi Leonard, Paul George, Chris Paul e Carmelo Anthony estariam abaixo de Green hoje?

É uma questão bastante subjetiva afirmar que um jogador é melhor que outro. A campanha do Golden State, as atuações e os números de Green são incríveis. A opinião de um ex-jogador como West deve ser respeitada. Pelo que está jogando desde a temporada passada, Green merece o destaque e o reconhecimento dos fãs.  Mas ainda não o vejo como um dos melhores da liga. O restante da temporada e da carreira e as possíveis aparições nos playoffs podem consolidá-lo como um candidato ao top 10 da liga um dia. Mas no presente? Para mim, ainda não.

Toco do Green no LeBron
Toco do Green no LeBron
%d blogueiros gostam disto: