Campeonato Gaúcho 2016 – Tudo o que você precisa saber

O Campeonato Gaúcho de 2016 vai começar! Saiba tudo do estadual gaúcho.

 

Imagem: Reprodução

 

História

O Campeonato Gaúcho, até 1960, era disputado por região. Como “conferências” dentro do mesmo estado, o campeonato era dividido num campeonato de clubes da capital e outras subdivisões pelo interior gaúcho. O grande campeão do estado era decidido num jogo entre o campeão porto-alegrense e o campeão do interior. Foram 42 anos nesse formato, sendo 37 desses com campeonatos sendo disputados; em 30 das 37 oportunidades, os campeões porto-alegrenses foram também campeões gaúchos. Não houve edição do campeonato nos anos de 1923 e 1924 por conta da Revolução do ano de 1923 que ocorreu no Rio Grande do Sul, além dos anos de 1937 a 1939, em que clubes da capital estavam impedidos de participar.
Após 1960, o estadual foi unificado e o sistema foi sendo alterado ao longo do tempo, porém sem tantas diferenças dos dias atuais.
O maior campeão do RS é o Internacional, que conquistou 44 títulos, sendo 12 deles antes da unificação do campeonato.

 

Clubes

Além da conhecida dupla GreNal, disputam o campeonato: Aimoré, Brasil de Pelotas, Cruzeiro-RS, Glória, Juventude, Lajeadense, Novo Hamburgo, Passo Fundo, São José, São Paulo-RS, Veranópolis e Ypiranga-RS.
O Brasil de Pelotas disputará a Série B do campeonato Brasileiro em 2016. O clube de Pelotas contratou Weldinho (lateral ex-Corinthians e ex-Palmeiras), além de ter mantido a base do time que subiu da Série C para a Série B em 2015.
O Juventude, que disputou por alguns anos a elite do futebol brasileiro, está na Série C do Brasileirão. No último estadual, terminou na 4ª colocação.
O Ypiranga também disputará a Série C do Brasileiro. Diferente do Juventude, a equipe de Erechim subiu, no ano passado, da Série D para a Série C.

 

Dupla GreNal

Grêmio e Internacional mantiveram a base de 2015 para o Brasileirão. O Grêmio contratou o lateral Wallace, que chega no tricolor gaúcho por empréstimo junto ao Chelsea e contratou os zagueiros Fred e Kadu. O Inter contratou Fabinho, Marquinhos, Fernando Bob e Paulo Magalhães
O Grêmio divide as atenções do Gauchão com a Primeira Liga e com a Libertadores da América. O Internacional também disputa a Primeira Liga, e o confronto entre as duas equipes na competição valerá tanto para a Primeira Liga, quanto para o campeonato Gaúcho. A expectativa é que mesmo com as duas (três, no caso do Grêmio) competições sendo jogadas de forma simultânea, ainda assim seja possível observar os times titulares de Grêmio e Inter, além da busca incessante pela conquista de mais um estadual. D’Alessandro foi um dos jogadores que foi contra a participação do colorado nas duas competições, com o argumento de que era impossível disputar dois jogos em 48 horas, porém a diretoria seguiu com o planejamento original.

 

Sistema da Competição

O estadual do Rio Grande do Sul terá 3 rebaixados e apenas um time promovido da divisão de acesso. Com isso, a Federação Gaúcha pretende atingir o objetivo de ter 12 equipes disputando a elite do futebol gaúcho em 2017.  A primeira fase é por pontos corridos e conta com 13 rodadas. Os 8 que mais pontuarem vão para as quartas de finais, em que o 1º joga contra o 8º e assim por diante.

 

Cobertura

Você acompanha o campeonato Gaúcho pelo HTE Sports

Thiago Cunha Martins

Paulistano, alvinegro, co-fundador e Diretor-geral do HTE Sports. Jornalismo por paixão, Psicologia por vocação. Adorador do futebol e tudo o que o rodeia. Fã curioso da NFL, UFC e eventual seguidor de outros esportes

%d blogueiros gostam disto: