Campeonato Mineiro – Tudo o que você precisa saber

O Campeonato Mineiro vai começar! Tudo o que você precisa saber, aqui.

 

Logo-Mineiro-2016
Foto: Reprodução

 

História

O Campeonato Mineiro iniciou-se verdadeiramente em 1958. Antes disso, eram disputados dois campeonatos, um com clubes de cidades próximas a Belo Horizonte, que iniciou em 1915, e outro com clubes na região de Juiz de Fora, próximo à divisa com o Rio de Janeiro, que começou a ser disputado em 1918. Os campeões do campeonato que era formado por clubes próximos de BH são considerados campeões pela Federação Mineira. Após o ano de 1958, o estadual foi unificado, e só aí era verdadeiramente o estadual de Minas Gerais.
O Maior e atual campeão do Mineiro é o Atlético-MG, com 43 títulos. A maior goleada ocorreu no ano de 1927, em que o Palestra Itália (antigo clube que na época da 2ª Guerra Mundial sofreu uma cisão e se transformou no Cruzeiro) fez 14×0 no Alves Nogueira.

 

Clubes

Além de Atlético-MG e Cruzeiro, participam do Mineirão 2016: América-MG, Boa Esporte, Caldense, Guarani-MG, Tombense, Tricordiano, Tupi, URT, Uberlândia e Villa Nova.
O América-MG está na Série A! Além disso, o Coelho é dono de um feito único no estadual: conquistou um decacampeonato (que ostenta em seu estádio, o Independência) de forma consecutiva. De 1916 até 1925 o América-MG foi dono de Minas Gerais.
Tombense e Boa Esporte disputam a Série C do campeonato Brasileiro.
Caldense e Tupi jogam a Série D. A Caldense, em 2015, fez um campeonato Mineiro surpreendente, mas perdeu o título para o Atlético-MG.

 

Atlético-MG e Cruzeiro

O Atlético-MG começou o ano bem, foi campeão do torneio amistoso na Florida. O Galo contratou Hiury, Cazares e Erazo além de do técnico Diego Aguirre, que inicia um novo trabalho. Dos jogadores importantes no vice-campeonato do ano passado, o Atlético perdeu Giovanni Augusto e Jemerson.
O Cruzeiro também tem técnico novo. O ex-jogador Deivid tomou a frente da comissão técnica da raposa, após a saída de Mano Menezes para a China. O Cruzeiro se reforçou com Marciel, Federico Gino, Pisano, Douglas Coutinho, Rafael Silva e Sanchez Miño. Do ano passado, perdeu apenas Willians dos jogadores titulares.
Ambas equipes, junto ao América-MG, disputam a Primeira Liga

 

Cobertura

Você acompanha o Mineiro 2016 nas mídias do HTE Sports.

Thiago Cunha Martins

Paulistano, alvinegro, co-fundador e Diretor-geral do HTE Sports. Jornalismo por paixão, Psicologia por vocação. Adorador do futebol e tudo o que o rodeia. Fã curioso da NFL, UFC e eventual seguidor de outros esportes

%d blogueiros gostam disto: