Vai começar o Campeonato Baiano 2016!

A bola vai rolar nos gramados baianos para mais uma edição de seu campeonato estadual. Nesta será a 112ª edição da competição, que em 2016 contará com a participação de 12 clubes, divididos em dois grupos com seis times cada. Os oito melhores classificados, independente do grupo em que estejam, se classificam para as oitavas de final. O início será neste sábado (30) e a sua final está prevista para o dia 8 de maio.

Os favoritos ao título são mais uma vez Bahia e Vitória. Atual bicampeão baiano, o Bahia lutará para manter o troféu no Fazendão. O tricolor terá, no entanto, que superar o fracasso na Série B de 2015. A equipe foi praticamente toda remodelada. O goleiro Marcelo Lomba está de volta para ser titular e capitão da equipe. Nomes como Luisinho, ex-Santa Cruz, Hernane Brocador, ex-Sport, Paulo Roberto, ex-Figueirense e Danilo Pires, ex-Atlético/MG, chegaram para reforçar a equipe.

Saiba tudo sobre o Campeonato Pernambucano 2016

Do outro lado está o Vitória. Apesar de ter conseguido o acesso à elite do futebol brasileiro, o rubro-negro perdeu suas principais peças – o goleiro Gatito Fernández, o zagueiro Kanu, o meia Escudero e o atacante Rhayner. Em compensação, trouxe de volta o meia Leandro Domingues, ídolo do clube, e o atacante Marinho, ex-Cruzeiro.

Do interior vem as maiores possibilidades de uma zebra. O Fluminense de Feira, que por muito tempo foi a terceira força do estado, está de volta após ter conquistado a segunda divisão. Outros três times que podem aprontar são o Vitória da Conquista e o Juazeirense, representantes baianos na Copa do Nordeste ao lado do Bahia, e também a Jacuipense, que teve bom desempenho em 2015 e voltará a jogar junto de sua torcida, já que o estádio Eliel Martins, em Riachão do Jacuípe foi reformado.

Completam a competição: Bahia de Feira, campeão baiano em 2011; Colo Colo, campeão baiano em 2006 e time que eliminou o Vitória nas quartas de final em 2015; Feirense, time que terá investimentos altos por conta de um empresário do ramo da educação e conta com dois paraguaios no elenco; Flamengo de Guanambi, atual vice-campeão da segunda divisão baiana; Galícia, tradicional clube de Salvador e o Jacobina.

Grupo 1: Bahia de Feira, Colo Colo, Flamengo de Guanambi, Galícia, Juazeirense e Vitória

Grupo 2: Bahia, Feirense, Fluminense de Feira, Jacobina, Jacuipense e Vitória da Conquista

Foto: Reprodução / Wikipédia
Foto: Reprodução / Wikipédia

CURIOSIDADES

Teremos alguns clássicos “fake” no Baianão 2016. Bahia de Feira x Vitória da Conquista e Flamengo de Guanambi x Fluminense de Feira.

O meia paraguaio Eduardo Echeverría, que já teve passagens pela seleção do Paraguai, é um dos reforços do Feirense.

O Bahia de Feira não atuará em Feira de Santana. A equipe jogará no estádio Pedro Amorim, em Senhor do Bonfim.

Com o Joia da Princesa sem condições, Feirense e Fluminense de Feira atuarão no Eliel Martins, o Valfredão, casa da Jacuipense.

O clássico Ba-Vi acontecerá apenas na última rodada da fase de grupos. O duelo será na Arena Fonte Nova, no dia 13 de março.

Heider Mota

Baiano, 19 anos, estudante de jornalismo e amante dos esportes. Twitter: @heiderzito

%d blogueiros gostam disto: