Vai começar o Campeonato Carioca 2016!

Texto: Gustavo Castelano

Começa hoje (30) mais uma edição do Campeonato Carioca. Um dos estaduais mais charmosos do Brasil, o Cariocão inicia em um momento diferente de sua história. Brigas políticas, estádios interditados e mais confusões que colocam em cheque a organização do campeonato.

Após muitas brigas em 2015, a dupla Fla-Flu declarou oposição á Rubens Lopes, o presidente da FERJ, federação responsável pelo campeonato. Do lado da federação, estão o Vasco – do presidente Eurico Miranda, um dos pivôs da polêmica – e o Botafogo.

A FERJ já começou perdendo uma batalha. Em uma nota assinada pelo presidente, a entidade permitiu a participação da dupla Fla-Flu na Primeira Liga – o que era inimaginável de acontecer -. O campeonato também ira marcar o regresso dos clássicos a São Januário, e isso será mais uma polêmica na conta da competição.

jogadores-de-flamengo-e-fluminense-protestam-antes-de-jogo-1428271297705_615x300
Rivais unidos contra a FERJ | Foto: UOL Esporte

O Campeonato

Na primeira fase, as equipes serão distribuídas em dois grupos. Nessa fase, os clubes jogarão entre si, no final os quatros melhores formarão o Grupo C, e os quatro piores formarão o Grupo D.

ddddd

 

aaaa

A segunda fase será disputada entre as equipes do Grupo C, jogando entre si. O mesmo irá acontecer com as equipe do Grupo D. Os jogos serão em um turno único. A equipe campeã do Grupo C será declarada campeã da Taça Guanabara.

As quatro melhores equipes do Grupo C, disputarão as Semi-Finais, formando os grupos E e F. As quatro melhores equipes do Grupo D, disputarão a Taça Rio, e na disputa também entrarão as duas piores equipes do Grupo C.

dddddddd

Na fase semi-final, a melhor equipe do Grupo C terá direito a escolha do mando de campo. As duas melhores equipes do Grupo C, jogarão com a vantagem do empate.

fffffffff

A fase final (Grupo G), será disputada em duas partidas (ida e volta). O vencedor será o campeão do Campeonato Carioca 2016.

 

 

%d blogueiros gostam disto: