E se o PSG fosse de outra liga?

Texto: Giovanni Spiassi

psg 1516

 

Faltando 11 jogos para o término do campeonato francês da temporada 2015/2016, muita gente acha que o mesmo já acabou. Com uma incrível vantagem de 24 pontos sobre o segundo colocado, Mônaco, o PSG está fazendo hora extra e só uma tragédia para deixá-los sem o título.

O time da capital francesa tem os números mais expressivos dessa temporada  europeia. Dono do melhor ataque da competição(67 gols), melhor defesa (13 gols), melhor saldo de gols (54), artilheiro da competição (Ibrahimovic, 23 gols), líder nas assistências (Di Maria) e, ainda por cima, está invicto na França desde março de 2015.

Toda essa campanha tem um por que: QIA. A empresa de investimentos do Qatar, dona do clube desde 2011, iniciou o investimento com um projeto de tornar o clube parisiense em um grande clube europeu em cinco anos. Passaram-se os prometidos 5 anos e vemos astros mundiais atuando no time como Thiago Silva, Matuidi, Ibrahimovic, Cavani. Parece que o projeto deu certo.

Some isso a um país em péssima situação econômica, assim como seus principais clubes. O que resulta? Soberania, claro. O Mônaco, time do principado, era tido como principal ameaça ao time da capital, porém, problemas com a justiça russa, impostos altíssimos e um divórcio que diminuiu seu dinheiro pela metade o desmotivaram a continuar o projeto e o clube agora investe em jovens promessas. O Olympique de Marselha, principal time francês, dono de uma Champions League, também vive péssima situação financeira e foi colocado à venda pela dona russa Margarita Louis Dreyfus por 100 milhões de euros.

Mas, nisso tudo, como seria se o PSG participasse de outras ligas? Aqui vai uma análise de como isso se desenrolaria.

Premier League

premierleague

Devido as altas cifras envolvidas, esse será o maior desafio caso para o PSG, terá algumas chances de títulos, porém, disputaria com grandes times como Arsenal, Chelsea, Manchester United, Manchester City, Liverpool e Tottenham. Entre os times participantes, o maior rival será o Chelsea, que já protagonizou diversos duelos emocionantes pela Champions League.

 

Liga BBVA

liga-bbva

Lar dos dois maiores times da atualidade, Barcelona e Real Madrid, será uma tarefa bem difícil para o PSG. Mas não impossível. O time é forte o bastante para bater de frente a frente com os dois gigantes espanhóis. E isso poderia ajudar em uma conquista de Champions League, jogar contra os melhores em uma frequência maior irá calejar o time para as disputas europeias.

 

Bundesliga

Bundesliga

Aqui, o time do Parc des Princes terá uma boa chance real de título. O campeonato alemão é protagonizado pelo todo-poderoso Bayern de Munique e uma força a mais irá obrigar o time alemão a ser mais consistente, aspecto que o PSG está mostrando muito bem nessa temporada.

Serie A

Serie-A

Um tremendo parque de diversões para o time francês. O clube iria passear contra os seus adversários e só iria mostrar uma força maior contra a Juventus ou Napoli, times que estão muito bem essa temporada. Chance quase que certa de levar o título.

 

Se juntássemos todos os primeiros colocados de todas as ligas europeias dessa temporada, o PSG sobraria com folga na primeira colocação.

1º- Paris Saint Germain(França), 73 pontos

2º- Barcelona(Espanha), 63 pontos

3º- Bayern de Munique(Alemanha), 59 pontos

4º- Sporting(Portugal), 58 pontos

5º- Juventus(Itália), 58 pontos

6º- Leicester City(Inglaterra), 53 pontos

7º- Besiktas(Turquia), 51 pontos

8º- CSKA Moscou(Rússia), 37 pontos

 

O time parisiense tem uma filosofia básica: atacar. O time sofria muito com o goleiro italiano Sirigu, porém agora parece que se resolveram com o alemão Trapp. Na defesa, o bom lateral direito marfinense Aurier e a promessa francesa na lateral esquerda, Kurzawa auxiliam a ótima e mais cara dupla de zaga do mundo, Thiago Silva e David Luiz. No meio-campo, Thiago Motta faz a proteção à zaga enquanto Verrati arma o jogo e Matuidi faz o box-to-box, alternando na defesa e no ataque. No ataque, Dí Maria, que vive uma grande fase relembrando a sua temporada de 2013/2014 no Real Madrid, e Lucas, que vem em uma incrível ascensão são os pontas. E o incrível e inigualável, Zlatan Ibrahimovic, que dispensa todos os comentários.

%d blogueiros gostam disto: