Tudo que você precisa saber sobre a Copa Verde 2016

A Copa Verde chega para sua terceira edição em 2016. A competição já teve início no começo de Fevereiro, quando o Fast Club perdeu para o Águia de Marabá por 1×0. Essa partida ainda faz parte da fase preliminar da competição. Além do jogo da volta entre as duas equipes já citadas, Brasília e Vila Nova/GO também brigam por uma vaga.

Times participantes

Fase preliminar: Fast Club, Águia de Marabá, Vila Nova/GO e Brasília

Primeira fase: Paysandu, Náutico/RR, Remo, Rio Branco/AC, Genus, Interporto, Gama, Santos/AP, Nacional/AM, Luverdense, Comercial/MS, Cuiabá, Espírito Santos e Aparecidense

Confrontos

Paysandu x Fast Club ou Águia de Marabá
Genus x Rio Branco/AC
Náutico/RR x Remo
Santos/AP x Nacional/AM
Luverdense x Brasília ou Vila Nova/GO
Interporto x Gama
Espírito Santos x Aparecidense
Comercial/MS x Cuiabá

Polêmica

Uma mudança no regulamento fez com que as disputas na Copa Verde começassem antes da bola rolar. Foi definido que as vagas seriam determinadas pelo Ranking da CBF e também pela posição no estadual, prejudicando algumas equipes. Times como Operário/MT e Independente/PA ameaçaram apelar à justiça para ficar com as vagas, que lhe eram de direito. Os maiores beneficiados com a regra nova foram: Vila Nova/GO, Paysandu, Águia de Marabá e Luverdense.

Novidade

Para 2016, os times de Goiás foram adicionados à disputa. O Goiás, campeão goiano em 2015, se recusou a participar.

Premiação

O campeão da Copa Verde 2016 garante vaga para a Copa Sul-Americana de 2017.

Transmissão

A competição será exibida na íntegra nos canais Esporte Interativo

Conclusão

A Copa Verde, apenas de ter menos prestígio que competições como a Copa do Nordeste e a Primeira Liga, é mais uma boa opção para quem curte futebol com mais competitividade que os Campeonatos Estaduais, além de nos proporcionar situações maravilhosas (como foi ver o Brasília na Copa Sul-Americana).

Heider Mota

Baiano, 19 anos, estudante de jornalismo e amante dos esportes. Twitter: @heiderzito

%d blogueiros gostam disto: