Backcourt NBA – Vai começar o March Madness!

Março é o famoso mês em que são conhecidos os campeões do basquete universitário americano. O March Madness (Loucuras de Março) reúne as 68 melhores universidades do país em busca do título da NCAA e começa nesta terça feira (15). Mas você sabe como funciona a NCAA?

NCAA

A  National Collegiate Athletic Association (Associação Atlética Universitária Nacional ), famosa NCAA, é o órgão que cuida dos esportes universitários nos Estados Unidos. São aproximadamente 1200 faculdades afiliadas a ela, divididas em 3 divisões de acordo com alguns critérios definidos pela NCAA. A Divisão I é composta por cerca de 330 faculdades, divididas entre 32 conferências.

Quem pode disputar o March Madness?

Neste ano serão 68 equipes no torneio masculino da NCAA: os 32 campeões de conferência tem vaga garantida, e as outras 36 vagas são definidas por um comitê composto por diretores selecionados de associações atléticas universitárias e por comissários das conferências.

Barack Obama sempre dá seus pitacos no March Madness.
Barack Obama sempre dá seus pitacos no March Madness.

Como é disputado o March Madness?

Todo o torneio é disputado no modo MATA. Jogo único, quem vence passa, quem perde tá fora. Na primeira rodada (chamada de First Four), 8 equipes se enfrentam e as 4 vencedoras se juntam às outras 60 equipes para a disputa do Round of 64, e as 32 faculdades vitoriosas se enfrentam no Round of 32. Após isso, os 16 vencedores irão para as duas fases finais regionais (The Sweet Sixteen e The Elite Eight, respectivamente), e aí sim descobriremos as 4 universidades que estarão no Final Four.

Em 2012, o Final Four foi disputado no Mercedes-Benz Superdome, casa do New Orleans Saints.

Final Four

Este ano, o Final Four será disputado em Houston, no NRG Stadium, casa do Houston Texans na NFL (dias 2 e 4 de abril). Sim, um estádio de futebol americano. Todo ano o Final Four é sediado em um estádio, não em ginásio, tornando o evento ainda mais grandioso. Os quatro cabeças de chave determinados pelo comitê e que são os favoritos a chegar lá este ano são Oregon, Virginia, Kansas e North Carolina.

Porque o March Madness é tão importante?

É no March Madness que vemos quais dos prospects que vemos durante a temporada regular do basquete universitário realmente são jogadores de NBA. Praticamente todos os grandes jogadores da história da liga passaram pelo March Madness, e um bom desempenho aqui garante uma posição cada vez mais alta no draft. O clima de decisão em cada jogo faz transparecer o lado clutch de cada atleta, o que é sempre bem visto pelos times da NBA.

 

Geisson Pereira Miranda

Mineiro, 21 anos. Estudante de Administração na Universidade Federal de Ouro Preto. Acompanha especialmente basquete, futebol americano, tênis e, claro, futebol.

%d blogueiros gostam disto: