O dia em que BH trocou a bola redonda pela bola oval

Minas Gerais viveu um dia histórico no último domingo (20). Depois de 4 anos, o campeonato estadual de futebol americano voltou a ser disputado, e começou em grande estilo: Minas Locomotiva (campeão das duas únicas edições do torneio, em 2009 e 2012) e Belo Horizonte Get Eagles (time fundado ano passado mas que já conta com o título da Copa America, disputado no México) se enfrentaram no estádio Independência, registrando o maior público  da história do estado para uma partida de futebol americano, com 5.634 pagantes e mais de 6 mil presentes.

Foto: Globoesporte.com
Foto: Globoesporte.com

Logo no primeiro lance do jogo, o ataque do Get Eagles sofreu um fumble perto da sua endzone. Turnover este que foi rapidamente aproveitado pelo Minas Locomotiva, que chegou ao primeiro touchdown do duelo após passe do QB Gabriel Tordoya para o WR Juliano Faria. Em seguida, após three and out do ataque do Get Eagles, o Locomotiva anotou o segundo TD da partida com seu RB Abraão, correndo 40 jardas até a endzone.

Mais experiente que a rival, a equipe do Locomotiva seguia pressionando, e o CB Matheus Lisboa interceptou a bola e retornou para pick six, anotando o terceiro TD do Minas ainda no 1° quarto, não tendo dificuldades para chegar ao 21×0 no placar.

Somente no segundo quarto o ataque do Eagles apareceu e anotou 10 pontos, através de um TD corrido do QB Álvaro e de field goal. A defesa da nova equipe de Belo Horizonte também apareceu, parando as investidas do Locomotiva e mantendo o jogo em aberto.  No segundo tempo, o jogo seguiu equilibrado e as duas equipes pontuaram. Primeiro o Minas Locomotiva, com corrida do RB Paranhos, e depois o Get Eagles, com nova corrida do QB Álvaro. 27×17 para o Locomotiva ao final do terceiro quarto.

No período final, o Get Eagles entrou com tudo e diminuiu a diferença para apenas 3 pontos, após TD de Nascimento. Mas no drive seguinte o Minas Locomotiva assegurou a vitória, com novo TD corrido de Abraão (que além de RB, é o presidente do Locomotiva e da Federação Mineira de Futebol Americano). Placar final: 34×24 para o Minas Locomotiva.

Abraão

O Locomotiva volta a campo pelo Campeonato Mineiro no dia 2/4, contra o Timóteo Titans, no interior mineiro. Dia 23/4 é a vez do Get Eagles receber o Timóteo Titans, na capital. As 3 equipes pertencem ao grupo A da competição. No grupo B, estão Uberlândia Lobos, Uberaba Zebus e Pouso Alegre Gladiadores (no primeiro confronto do grupo, o Lobos atropelou o Zebus por 80×0).

Mas o placar não importa tanto diante do significado do confronto para o futebol americano nacional. O dia em que 6 mil pessoas trocaram a bola redonda pela bola oval, acompanhando de perto a primeira partida de FA realizada num estádio de futebol em Minas Gerais. O sucesso do duelo foi tanto que o secretário estadual de esportes, Carlos Henrique, já entrou em contato com o grupo gestor do Mineirão em busca de realizar uma partida no maior estádio da capital mineira. Ficamos na torcida.

Geisson Pereira Miranda

Mineiro, 21 anos. Estudante de Administração na Universidade Federal de Ouro Preto. Acompanha especialmente basquete, futebol americano, tênis e, claro, futebol.

%d blogueiros gostam disto: