Vem de 5: Jogos nostálgicos sobre futebol

Antes de sermos agraciados com jogos de gráficos espetaculares, atualizações quase em tempo real e experiências cada vez mais reais, como FIFA e Pro Evolution Soccer, os amantes de futebol gastavam horas e horas em outros games que, apesar não serem tão charmosos quanto os já citados, garantiam horas e horas de muita diversão. O Vem de 5 desta vez fala sobre jogos nostálgicos de futebol.

Elifoot

Elifoot

Considerado o “Pai dos Managers”, o Elifoot foi o primeiro game deste estilo para pc que fosse fácil de baixar e possibilitasse uma experiência maior aos jogadores. Seu sistema simples e poucas exigências de hardware faziam com que qualquer um pudesse tê-lo. Sua primeira versão saiu em 1987, mas a versão para Windows 1 saiu apenas em 1994. Hoje temos o Elifoot 2015 para iOs.

Winning Eleven

Winning Eleven

O Winning Eleven surgiu em 1996, altamente focado no futebol japonês. Confunde-se um pouco de sua história com o ISS, pois foi lançado na Europa com o nome de International Superstar Soccer. A partir do Winning Eleven 3 começou a ser mais conhecido e no Winning Eleven 5 tornou-se mundiamente famoso ao ter o nome Pro Evolution Soccer. O primeiro Winning Eleven tinha o Vasco e o Palmeiras como seus representantes brasileiros.

Penalty Fever

Penalty Fever

Um jogo super simples, desenvolvido em Flash, mas que com certeza você passou horas jogando, tentando chegar ao título. Nele você realiza cobranças de pênalti em um torneio. As suas diversas versões incluem – Copa do Mundo, Futebol Brasileiro, Futebol Internacional e outros. Você pode jogar clicando AQUI.

International Super Star Soccer

International Superstar Soccer

É o antecessor do do Winning Eleven/PES. Criado durante os anos 90 pela Komani. Trouxe evoluções gigantescas como a diferença na cor de pele e dos cabelos dos jogadores, além da numeração em suas camisas. Foi o PRIMEIRO jogo de futebol a ter narração dos lances. Foi nele que conhecemos o melhor jogador brasileiro de todos os tempos: ALLEJO!

Actua Soccer

Actua Soccer

Também conhecido como VR Soccer. Foi lançado em 1995, contendo 32 seleções com 22 jogadores cada. O Brasil, obviamente, se fez presente. Não tinha o mesmo ritmo de jogos como International Superstar Soccer, sua jogabilidade era muito travada. No entanto, seus gráficos em 3D eram bem legais.


Você jogou algum destes jogos? Gostava mais de qual? E tem algum outro que eu não lembrei? Deixa aí nos comentários e até o próximo Vem de 5!

Heider Mota

Baiano, 19 anos, estudante de jornalismo e amante dos esportes. Twitter: @heiderzito

  • Marcos Vinicius Santos Inacio

    Quem nunca jogou Winning Eleven…

%d blogueiros gostam disto: