2016 Hall of Fame do Basquete anunciado

Allen Iverson, Shaquille O’Neal e Yao Ming estão foram eleitos para o Naismith Memorial Hall of Fame do basquete. A classe de 2016 foi anunciada nessa segunda-feira de manhã em Springfield, Massachusetts.

Junto de Iverson, O’Neal e Yao também entraram na classe desse ano: o treinador Michigan State Tom Izzo, a quatro vezes campeão WNBA Sheryl Swoopes, o proprietário Jerry Reinsdorf (Chicago Bulls), o árbitro Darell Garretson, o pioneiro treinador John McClendon, Zelmo Beaty, estrela da extinta ABA e também da NBA, e estrela de vários esportes Cumberland Posey. Garretson, McClendon, Beaty e Posey serão introduzidos postumamente ao HOF.

Esta é uma das classes mais repleta de estrelas no Hall of Fame história. Iverson é um ícone cultural, um dos maiores nomes da sua geração e vai ficar como um dos armadores mais prolíficos da história da NBA. O’Neal é um dos melhores pivôs de todos os tempos, sendo nomeado um dos 50 melhores jogadores da liga em apenas quatro anos de carreira.

A contestação fica por conta da eleição de Yao Ming. Como jogador, foi comum, sem grandes conquistas individuais ou sobressaltos em estatísticas. Sua importância para a liga praticamente resume-se ao fato de ser o primeiro chinês da história da NBA e, com isso, ter auxiliado a liga a chegar em um mercado em expansão. Nem título de calouro do ano justifica, em quesitos técnicos, sua entrada no HOF. A grande questão é se isso não acaba gerando uma banalização da premiação, que deveria homenagear os maiores nomes da história do esporte.

Todos os eleitos ao Naismith Memorial Basketball Hall of Fame serão introduzido em setembro ao memorial.

Marcelo Tadeu Parpinelli

Um cara que gosta de opinar sobre tudo, principalmente daquilo que não conhece e não entende. Aspirante a filósofo nas horas vagas.

%d blogueiros gostam disto: