Análise: quem será cortado da convocação da Copa América Centenário?

A CBF (Confederação Brasileira de Futebol) anunciou na última sexta-feira (29) a pré-convocação da Seleção Brasileira para a Copa América Centenário, que será disputada nos Estados Unidos no mês de junho. Foram listados 40 jogadores, sendo que apenas 23 farão parte da relação final. Ou seja, 17 nomes serão cortados até o dia 05 de maio.

A lista conta com nomes consagrados e que sempre estão presentes nas convocações de Dunga, mas também conta com retornos, jovens jogadores, surpresas e a ausência de pelo menos quatro nomes: o lateral Marcelo, do Real Madrid; os zagueiros David Luiz e Thiago Silva, do PSG e o atacante Neymar, do Barcelona, que disputará apenas os Jogos Olímpicos Rio 2016.

Posição por posição, vamos identificar quem deve ficar no grupo dos jogadores cortados da lista (nomes marcados em vermelho) e que não irão disputar a competição comemorativa.

GOLEIROS:

Alisson (Internacional)
Diego Alves (Valencia)
Marcelo Grohe (Grêmio)
Ederson (Benfica)

JUSTIFICATIVA: O jovem goleiro Ederson, de 22 anos, vem jogando várias partidas como titular do Benfica e é titular também da Seleção Olímpica. Por isso e também pelo fato dos outros três convocados serem constantes nas listas de Dunga, Ederson deve ser cortado da Copa América, mas é o favorito a vestir a camisa 1 nas Olimpíadas.

LATERAIS:

Daniel Alves (Barcelona)
Fabinho (Monaco)
Fagner (Corinthians)
Alex Sandro (Juventus)
Douglas Santos (Atlético/MG)
Filipe Luís (Atlético de Madrid)

JUSTIFICATIVA: Aqui deve aparecer a primeira surpresa. Apesar de Fabinho aparecer diversas vezes na seleção principal, o jogador deve jogar as Olimpíadas e portanto pode ser cortado para dar uma chance a Fagner, do Corinthians, na Copa América. Na outra lateral, Douglas Santos também deve ser cortado para focar nas Olimpíadas.

ZAGUEIROS:

Gabriel (Arsenal)
Gil (Shandong Luneng)
Jemerson (Monaco)
Marquinhos (PSG)
Miranda (Inter de Milão)
Rodrigo Caio (São Paulo)

JUSTIFICATIVA: Dunga deve apostar na experiência no setor defensivo e por isso Jemerson e Rodrigo Caio devem ser os cortados. No entanto, não devemos estranhar se acontecer uma surpresa nesta posição, ainda mais que David Luiz e Thiago Silva ficaram de fora.

VOLANTES:

Casemiro (Real Madrid)
Elias (Corinthians)
Fernandinho (Manchester City)
Luiz Gustavo (Wolfsburg)
Walace (Grêmio)
Rafinha (Barcelona)

JUSTIFICATIVA: Casemiro vive grande fase; Elias, Fernandinho e Luiz Gustavo são presenças constantes na convocação de Dunga. Logo, os jovens Walace e Rafinha devem apenas participar das Olimpíadas.

MEIAS:

Felipe Anderson (Lazio)
Kaká (Orlando City)
Lucas Lima (Santos)
Oscar (Chelsea)
Paulo Henrique Ganso (São Paulo)
Philippe Coutinho (Liverpool)
Renato Augusto (Beijing Guoan)
Willian (Chelsea)
Alex Teixeira (Jiangsu Suning)
Douglas Costa (Bayern)
Lucas Moura (PSG)

JUSTIFICATIVA: Os cortes mais óbvios dentre os meias são os nomes de Felipe Anderson, Ganso,  Alex Teixeira e Lucas Moura, atletas que não fazem parte dos planos corriqueiros de Dunga. Kaká poderia ter ser levado pelo fato da competição ser realizada nos EUA, mas não acredito. O principal e polêmico corte deve ser o nome de Philippe Coutinho, destaque do Liverpool na Premier League, mas que não tem muito prestígio com Dunga. Me recuso a acreditar que um atleta deste nível será cortado da seleção, mas conhecendo o treinador, é o mais fácil de imaginar.

ATACANTES:

Roberto Firmino (Liverpool)
Gabriel (Santos)
Gabriel Jesus (Palmeiras)
Hulk (Zenit)
Jonas (Benfica)
Luan (Grêmio)
Ricardo Oliveira (Santos)

JUSTIFICATIVA: Os jovens Gabriel, Gabriel Jesus e Luan são os cortes mais óbvios. Já o outro jogador pode ser Jonas ou Roberto Firmino. Acredito mais que seja o jogador do Liverpool pois não creio que Dunga leve apenas um centroavante e também Jonas vive melhor fase na temporada.


Você concorda com a análise? Esses serão mesmo os jogadores cortados? Se você discordar, qual a sua opinião? Não esqueça de deixar nos comentários!

Heider Mota

Baiano, 19 anos, estudante de jornalismo e amante dos esportes. Twitter: @heiderzito

%d blogueiros gostam disto: