Clássico espanhol e duelo de milionários marcam a próxima fase da Liga dos Campeões

Como de praxe venho por meio desta deixar-lhe mais informado quanto a sua, a dele, a nossa querida “THE CHAAAAAMPIOOONS!!!”.

Bom, foram definidos os confrontos das quartas-de-final da melhor competição entre clubes do mundo e, lógico, teremos jogos que ninguém vai querer perder. Como fiz em fases anteriores, analisarei todos os confrontos da próxima fase, apresentando históricos e curiosidades sobre cada duelo.

Então vamos ao que interessa…

Seguindo a sequência da imagem, começarei por…

Wolfsburg x Real Madrid:

wolfs-real

Não era tão esperado nem pelos diretores do time alemão que o mesmo chegasse a esta fase. Os alemães passaram pela fase de grupos após vitória sobre o poderoso Manchester United em um jogo frenético. Para a sorte deles, enfrentaram nas oitavas o adversário mais fraco dentre todos os sorteados: o Gent. Teriam passado sem muitas dificuldades se não tivessem relaxado no jogo longe dos seus domínios (venceram por 2×3 após abrirem 0x3). Em casa, seguraram bem e venceram por 1×0. Agora enfrentarão um adversário dificílimo e terão que jogar muito mais do que jogaram contra a equipe belga se quiserem passar para as semis.

O Real Madrid, por sua vez, não sofreu quase nada e, para delírio dos “antis” e dos famosos conspiradores, enfrentarão mais uma vez o time mais fraco entre os sorteados (no papel). A equipe espanhola se classificou para as oitavas sem grandes sustos e, na citada fase, se manteve tranquilo ao vencer a Roma por 4×0 (agregado). Chega como invicto, com a melhor defesa (3 gols junto com PSG e os rivais de Madrid) e tendo o artilheiro da competição (Cristiano Ronaldo com 13 gols).

Curiosidades:

  • Esse é um confronto inédito;
  • Essa é a segunda participação do Wolfsburg na UCL e a primeira vez que chegam na fase de quartas-de-final;
  • Essa é a terceira vez que Os Lobos chegam a essa fase em competições europeias. Nas anteriores foram eliminados para Fulham e Napoli (ambas pela Europa League);
  • O Wolfsburg venceu apenas um (vs Villarreal contra quem também tem um empate) dos seus quatro confrontos contra times espanhóis (os outros dois jogos foram contra o Atlético de Madrid contra quem perderam ambas as partidas);
  • Essa é a sexta vez consecutiva que o Real Madrid chega a esta fase (saiu classificado nos últimos 5 anos). São 9 vitórias nos últimos 10 jogos em quartas-de-final;
  • A equipe de Madrid é, junto ao Barcelona, as únicas equipes invictas na competição;
  • A derrota por 2-1 contra a Juventus na semifinal da última UCL foi a única da equipe espanhola em 11 jogos fora de casa. Foram oito vitórias nesse tempo;
  • Os madridistas saíram vencedores em 3 das últimas 4 visitas que fez a clubes alemães, porém antes disso tinham apenas uma vitória em 26 jogos;

 Palpite: Real Madrid

Bayern de Munique x Benfica:

CeVc9XcWsAEcg4l

Esse será mais um duelo que é até fácil apontar um favorito. A equipe alemã lidera muitos quesitos na atual temporada da Liga dos Campeões, como por exemplo: equipe com melhor média de passes certos e equipe com maior média de posse de bola. Nada incomum nas equipes comandadas por Pep Guardiola. Ele que acaba sendo mais um motivo para escolhermos o Bayern como favorito. O treinador espanhol, que além de todas as qualidades que tem, deve pretender encerrar sua estadia na Alemanha da melhor maneira possível, e isso é algo que não podemos deixar de lado.

A equipe bávara é ainda a segunda equipe que mais faz cruzamentos na competição e foi principalmente assim que o jovem Coman conseguiu se tornar o líder em assistências da atual temporada (empatado com Alexis Sanchez e Neymar), tendo dado 5 passes pra gol para o melhor ataque do torneio (25 gols).

O Benfica por sua vez é uma equipe arrumada, que evolui a cada jogo, mas que ainda precisa comer muito arroz e feijão para derrotar uma equipe como Os bávaros. Irá contar, principalmente, com Jonas, o artilheiro da Europa com 30 gols.

Curiosidades:

  • Essa será a sétima vez (4 vitórias do Bayern e 2 empates) em que as equipes se enfrentarão, com a equipe alemã tendo vencido as três últimas;
  • Os alemães venceram todos os 4 jogos em casa nessa temporada;
  • Há um ano o Bayern perdia por 3×1 para o Porto em Portugal. Na volta, Os bávaros golearam os portugueses por 6×1;
  • A última vez que o Benfica disputou essa fase foi na temporada 2011/12, quando perderam para o Chelsea que mais na frente seria o campeão daquela edição (OLHO NESSE TÓPICO, SUPERTICIOSOS);
  • Nas duas últimas vezes que a equipe de Lisboa sobreviveu a esta fase, chegaram a fase final (OLHO AÍ TAMBÉM, SUPERTICIOSOS), porém, perderam em ambas as finais (NÃO FOI DESSA VEZ);

Palpite: Bayern

Barcelona x Atlético de Madrid:

barcelona-x-atletico

Esse já não é um jogo fácil de se apontar um favorito, contudo, vamos aos fatos… Obviamente que na teoria é um jogo “semi-equilibrado” (existe isso?). Se não existir (e não deve) vou explicar o motivo da criação de tal termo. O Barcelona é o time que impressiona, o time quase imbatível, o time que dá medo. O Atlético é o time que tem um dos melhores treinadores no quesito tática do mundo, o time da defesa muito sólida, o time destemido. Deu pra captar? Não, eu sei. Esses são motivos que deixam o jogo, de certa forma, equilibrado. Mas eu bem que tentei ser o mais imparcial possível escrevendo sobre esse duelo. Mas não dá, e vou dizer o porque:

Não dá para pensar em uma partida tão equilibrada. Primeiro porque a equipe de Madrid não vence a equipe da Catalunha há 7 jogos. Nos últimos 13 jogos, todos os resultados (com exceção de um 3-1 para o Barcelona) tiveram a diferença de apenas um golzinho. Isso mostra mais uma vez a parte equilibrada do duelo. Mas o balde de água fria vem quando eu te digo que desses 13 jogos o Barcelona venceu 7 (5 empates e UMA VITÓRIA DO ATLÉTICO DE MADRID).

Para esse próximo duelo espera-se mais uma vez um placar apertado, mas não dá para dizer que o Barça não é favorito. E, antes que digam, eu não torço para o Barcelona (na Espanha gosto do Villarreal).

Curiosidades:

  • Ao todo são 222 jogos, com 100 vitórias para os catalães, 71 para os Colchoneros e 51 empates;
  • Em Liga dos Campeões foram apenas 2 jogos (1 vitória do Atlético e 1 empate);
  • Os jogos na competição foram na temporada 2013/14. Naquela edição a equipe de Madrid saiu vencedora (como citei anteriormente) e chegou a final, sendo vice-campeão diante do maior rival, o Real Madrid;
  • A vitória na UCL inclusive foi a última do Atlético sobre o Barcelona;
  • Essa é a nona vez consecutiva que o Barça chega as quartas-de-final e a terceira dos Rojiblancos (terceira também que enfrentarão um adversário espanhol);
  • Messi é o maior artilheiro do duelo, tendo marcado 25 gols em 28 jogos;

Palpite: Barcelona

PSG x Manchester City:

maxresdefault

Duelo dos milionários que nem sempre tiveram os bolsos tão cheios. Poucos se lembram, mas as duas equipes já se enfrentaram. Foi em 2008, pela Liga Europa. O Manchester City ainda tinha Elano, Jô, Ireland e o jovem Sturridge. Já o PSG tinha Makélélé, Kezman, Sakho e o Ceará (esse mesmo). Esse jogo terminou em 0-0.

Na atual temporada da Liga dos Campeões as equipes voltam a se enfrentar após mais de 7 anos com grandes jogadores em seus elencos.  De um lado Kompany, Aguero, Yaya Toure e De Bruyne. Do outro Ibrahimovic, Di Maria, Thiago Silva e Verrati.

Essa partida tende ser a mais equilibrada dentre todas desta fase. A mais difícil de prever um vencedor. Pellegrini tenta deixar a equipe de Manchester com um inédito título. Pela equipe de Paris, Zlatan quer acabar com a sina e enfim vencer uma Liga dos Campeões. Se isso não acontecer, azar o dela (né não, Ibra?).

Curiosidades:

  • O PSG vem de 4 vitórias nos últimos 4 jogos nesta edição;
  • Esse é o quarto ano consecutivo que a equipe francesa chega nas quartas-de-fina e a primeira vez dos ingleses;
  • A equipe parisiense não perde para clubes da Premier League há quatro jogos (todos contra o Chelsea);
  • A equipe de Manchester venceu 3 dos seus 4 jogos fora de casa nessa edição;

Palpite: PSG

*Os jogos de ida acontecem nos dias 5 e 6 de abril e os de volta nos dias 12 e 13 do mesmo mês.

Falamos sobre os duelos da Liga dos Campeões no último Hangoutebol. Clique aqui e veja.

Lucas Tinoco

21 anos, baiano e aspirante a jornalista esportivo. Fanático por esportes em geral, principalmente futebol. Adepto das ligas europeias e do futebol alternativo. Líder do Editorial de Futebol Internacional do HTE Sports.

  • ‘ FelipeH § ◄

    Duelo de Milionários, que nojo dessas pessoas do brasil parece ter preconceito com isso, agora um time não pode ter o dinheiro que o City o PSG tem ??
    Eles tem dinheiro e fazem o que quiser…

%d blogueiros gostam disto: