Mark Trumbo

Mark Trumbo estreou aos 24 anos na MLB, isso ainda no ano de 2010. Mas atuou apenas em 8 jogos, apenas o final da temporada. Já em 2011, fez parte efetivamente do roster (elenco) do Los Angeles Angels. Nesta primeira temporada completa, Trumbo ficou em 2º lugar na disputa do prêmio de calouro do ano da Liga Americana, à frente de Eric Hosmer, atual campeão da World Series pelo Kansas City Royals.

O salário do jogador dos Angels, era cerca de 500 mil dólares por temporada, o que é relativamente baixo para um jogador de um bom nível. Mas como se tratava ainda de um novato, era plenamente normal ele receber esse baixo salário.

Nas três primeiras temporadas completas que jogou pelos Angels (2011-13), Trumbo rebateu 95 Home Runs, foram 282 run batted in ou RBI (corridas impulsionadas). O único número que talvez não o tenha favorecido, foi o de seu aproveitamento no bastão, que era entre 24-27%, que não é dos melhores, quando falamos de um grande rebatedor da MLB. Mas ainda sim, são excelente números, até por se tratar de um atleta que tinha (e ainda tem) lenha para queimar. Trumbo ainda foi chamado para o All-Star Game no ano de 2012.  Nesses três anos, os Angels gastaram ‘apenas’ 1,5 milhão de dólares com Mark Trumbo.

Já em 2014, Trumbo já estava no Arizona Diamondbacks. Uma troca que envolveu três times: Los Angeles Angels, Arizona Diamondbacks e Chicago White Sox. A justificativa para a troca, foi a contratação de Albert Pujols, que foi disputado por várias e várias equipes da MLB. E, por já possuírem em seu roster o jovem Mike Trout, que logo em breve, também teria que ter o seu contrato renovado por um valor alto. Se Trumbo conseguiu chegar a ser o 2° colocado no prêmio de calouro do ano da Liga Americana, Trout, em 2012, foi calouro do ano, e só não foi MVP da Liga Nacional, porque Miguel Cabrera simplesmente estava impossível no bastão. Naquela temporada, Cabrera foi líder da Liga em Home runs (44), Rebatidas impulsionadas (139) e 33% de aproveitamento no bastão, o que o fez ganhar a Tríplice Coroa também.

Eu até tento entender o motivo da troca de Trumbo, mas não consigo. O jogador já estava adaptado ao elenco, tinha bons números, poderia até mesmo se adaptar para atuar em outra posição, como 3ª Base, por exemplo. Mas não, os Angels realizou a troca, e gastou mais para ter o 3ª Base, David Freese (5 milhões de dólares). Tá que o David Freese já havia sido campeão da World Series, sendo MVP (e salvador da pátria), pelos St. Louis Cardinals. Trumbo era é dois anos mais novo que Freese, tem mais mobilidade e ainda por cima rebate melhor. Enquanto isso, Trumbo recebeu 4,8 milhões de dólares nos Diamondbacks, no mesmo período. Acho que nunca irei ‘aceitar’ esta troca. Acredito que os donos dos Los Angeles Angels devem se arrepender amargamente.

Nas temporadas de 2014-15, Trumbo jogou pelos Diamondbacks e pelos Mariners. Não com o mesmo sucesso que teve pelos Angels, mas teve números decentes, longe de fazer feio.

E agora, Mark Trumbo está liderando a Liga Americana em aproveitamento no bastão (37%), atuando pelo Baltimore Orioles, que o adquiriu através de uma troca nesta temporada.

Vida longa a Mark Trumbo nos Orioles!

%d blogueiros gostam disto: