MOSTRA TEU VALOR #6 – Por que o Vitória usa vermelho e preto?

Você já parou para se perguntar o motivo do Esporte Clube Vitória utilizar vermelho e preto como suas cores? Se você acha que isso foi uma escolha aleatória ou sem motivações… está totalmente enganado!

Para entender isso tudo precisamos viajar na história do Vitória. Quando surgiu, em 13 de maio de 1899, fundado pelos irmãos Artur e Artêmio Valente ao lado de outros 17 amigos, o Club de Cricket Victoria buscava trazer a experiência do críquete aos baianos, pois apenas imigrantes ingleses praticavam o esporte na época.

Camisa lançada em 2013 homenageou as cores adotadas pelo Vitória quando ainda era clube de críquete (Foto: Nordestebol)
Camisa lançada em 2013 homenageou as cores adotadas pelo Vitória quando ainda era clube de críquete (Foto: Nordestebol)

Com essa visão de ampliar o esporte para todos e sem deixar de transpassar um sentimento nacionalista, as cores escolhidas para representar o time foram: VERDE E AMARELO. Mas isso não durou muito tempo. Por causa da dificuldade em achar material esportivo dessas cores e também por ter muitos outros clubes que utilizavam as cores da bandeira do Brasil, o preto e o branco foram incorporados e se tornaram as cores oficiais do clube.

Só em 1902 que o Vitória ganhou as suas atuais cores. Nesta época, o clube já praticava outros esportes, inclusive o futebol. As cores vermelha e preta foram adotadas por sugestão de César Godinho Spínola, ex-remador do Flamengo, que veio do Rio de Janeiro para Salvador. Desde então, o clube veste o tradicional uniforme vermelho e preto. Vale ressaltar no que mesmo ano surgiu o apelido “Leão da Barra”.

Álbum de figurinhas de 1954 mostrando o Vitória de uniforme rubro-negro (Foto: EC Vitória - Fotos históricas)
Álbum de figurinhas de 1954 mostrando o Vitória de uniforme rubro-negro (Foto: EC Vitória – Fotos históricas)

De lá para cá, o  vermelho e preto nunca foi abandonado pelo clube, mas as “cores de origem” já foram homenageadas em alguns casos com uniformes alternativos. A sugestão do preto e branco segue no uniforme reserva do clube, que sempre é na cor branca com detalhes pretos. Camisas amarelas, cinzas e até mesmo laranjas (a camisa alternativa atual, red-flúor, segundo anunciado pelo próprio clube) foram utilizadas. Mas, é inegável que o rubro-negro é a marca da identidade visual do Vitória.


Saiba mais sobre a evolução dos uniformes do Vitória conferindo matéria do site Arena Rubro-Negra. Clique AQUI. Não deixe de curtir a página EC Vitória – Fotos históricas clicando AQUI.

Você pode sugerir pautas, assuntos, deixar críticas e conversar comigo aqui no espaço dos comentários ou através do meu Twitter @heiderzito. Não deixe de acompanhar também o site Arena Rubro-Negra, maior portal dedicado exclusivamente à torcida do Leão da Barra e site que também faço parte.

Heider Mota

Baiano, 21 anos, estudante de jornalismo e amante dos esportes. Twitter: @heiderzito

%d blogueiros gostam disto: