O que esperar de José Mourinho no Manchester United?

 Texto: Rava Ogawa

Cronologia do United até Mourinho

8 de maio de 2013, acabava ali uma história de 26 anos, 38 títulos e muitas lendas reveladas e criadas durante o tempo em que Alexander Chapman Ferguson esteve a frente do Manchester United Football Club, ele certamente ficaria mais uma ou duas temporadas a frente, no entanto, o falecimento de sua cunhada o fez repensar sua decisão e anunciar sua aposentadoria ao final da temporada 2012-13, que foi coroada com o título da Barclays Premier League, após isso, o escolhido para substituí-lo foi David Moyes, indicação do SAF, vindo do Everton, no entanto, a passagem do escocês no time vermelho de Manchester foi lamentável para quem vinha de um título inglês, tendo terminado a temporada seguinte em 7º lugar e fora das competições europeias, e após 51 jogos, teve o seu contrato de 6 anos rescindido após menos de um ano no comando e Aloysius Paulus Maria van Gaal (Louis van Gaal) foi anunciado como novo treinador do clube, com contrato de duração de 3 anos, que após 103 jogos e 1 título, foi desligado do Manchester, dando lugar a José Mário dos Santos Mourinho Félix, também conhecido como José Mourinho, ou Special One para seus fãs. Mourinho tem pela frente um grande desafio, resgatar a confiança e o status de “giant club” do United, como ele mesmo citou em entrevista quando assinou o contrato e recuperar o futebol de algumas peças como Memphis Depay, subutilizado sob a batuta de van Gaal.

Bem vindo ao maior da Inglaterra! Foto: Manchester United
Bem vindo ao maior da Inglaterra! Foto: Manchester United

Elenco

No atual elenco do United, Mourinho encontrará um dos melhores goleiros – se não o melhor – do mundo, David de Gea, uma defesa formada por Darmian (Valencia), Smalling, Blind e Rojo, que atua no lugar do lesionado Shaw, um meio formado por Fellaini, Carrick, Mata e Rooney e no ataque recentemente Rashford e Martial, além de valiosíssimas peças no banco, como Schneiderlin, Herrera, Memphis e outros. A reformulação no elenco deve ser grande e nomes como Rojo, Fellaini, Carrick e Mata devem ir embora, os dois primeiros por não serem jogadores a altura do MU, ok, mostraram ser backups de alguma confiança (ainda que pouca), e só, o terceiro pela idade e o último por ter saído brigado com o Mou na época em que eram comandante e comandado no Chelsea. Sua chegada, no entanto, significa um possível crescimento para os jovens recém promovidos ao time e que demonstraram bastante qualidade, ignoremos aqui o fato de que o Special One tem o péssimo costume de destruir o vestiário quando sai dos clubes que comanda. Sobre as novas contratações, ainda há muita conversa e poucos reforços, porém parece certo que Zlatan Ibrahimovic será um dos seus homens de confiança no United, e outros ex-comandados de Mourinho e antigos sonhos do MU devem aparecer em Carrington, resta acompanhar atentamente a isso.

Infelizmente Mata deve sair, ou não, torçamos que não. Foto: Mirror
Infelizmente Mata deve sair, ou não, torçamos que não. Foto: Mirror

 

Considerações Finais

A chegada de Mourinho atrai todos os holofotes para a cidade de Manchester, uma vez que os melhores treinadores do mundo estarão treinando os times mais importantes da cidade. Mourinho já mostrou ser apaixonado pelo MU algumas vezes em momentos da sua carreira, o mais icônico foi quando disse que “O Chelsea é um grande clube, mas o Manchester United é um super grande clube” e eu sinceramente acho que isso será um ponto mais que positivo na sua passagem. Mourinho, nós só esperamos que você seja mais que o Special One e que sua passagem nos renda títulos e muita felicidade, desde já, muito boa sorte. Glory Glory Man United!

%d blogueiros gostam disto: