Rio 2016 – Volei Feminino conhece o caminho para o Tri

Nessa semana foram sorteados os grupos do voleibol feminino nos Jogos Olímpicos, após os términos dos torneios pré-olímpicos mundiais. São 12 seleções divididas em dois grupos de 6 e classificam-se as quatro primeiras para a fase de quartas-de-final. O Brasil, atual bicampeão olímpico (Pequim/2008 e Londres/2012) encabeça o grupo A, junto das eternas rivais Rússia, as fortes seleções asiáticas Japão e Coréia do Sul, a estreante em Olimpíadas Argentina além da seleção do Camarões. No grupo B temos os EUA, China, Sérvia, Itália, Holanda e Porto Rico.

Foto Reprodução: Twitter @Rio2016

Após o sorteio houve uma opinião quase unanime de que o grupo do Brasil pode ser chamado de grupo da morte. As comandadas do técnico José Roberto Guimarães reencontrarão as russas, cujo o histórico dos confrontos nos Jogos Olímpicos nos reservam boas e más recordações. A ruim vem dos Jogos de Atenas, em 2004, onde nas semifinais as meninas venciam por 2 sets a 1 e abriram 24×19 no quarto set, mas levaram a virada, ficando de fora da grande decisão. A boa é das Olimpíadas de 2012 em Londres, onde depois de uma classificação complicada na fase de grupos, as meninas deram o troco nas russas, vencendo por 3 sets a 2 e mostrando ao mundo que elas ainda eram as melhores do mundo.

A nossa seleção chegará renovada para essa edição. Fabi, líbero ícone da geração de ouro, não estará mais no elenco. Mas José Roberto Guimarães ainda conta com grandes nomes, como Dani Lins, Fernanda Garay, Mari Paraíba, Sheila e Jaqueline. O grupo foi convocado em abril e ainda sofrerá cortes. No momento, essa é a lista do maior treinador de vôlei da história do Brasil.

  • Levantadoras: Dani Lins, Fabíola*, Naiane e Roberta.
  • Opostas: Tandara, Sheilla e Monique
  • Centrais: Thaísa, Fabiana, Juciely, Carol e Adenizia.
  • Ponteiras: Jaqueline, Natália, Gabi, Mari Paraíba e Fernanda Garay
  • Líberos: Camila Brait e Léia

* Fabíola está grávida e ainda não é certeza se terá condições de jogo nas Olímpiadas

Marcelo Tadeu Parpinelli

Um cara que gosta de opinar sobre tudo, principalmente daquilo que não conhece e não entende. Aspirante a filósofo nas horas vagas.

%d blogueiros gostam disto: