Vem de 5: Jogadores que poderiam ter sido convocados para a Copa América 2016

Falta pouco para começar a Copa América Centenário, competição que reunirá os 10 times da Conmebol e 6 times da Concacaf, comemorando os 100 anos de disputa. Realizada nos Estados Unidos, o campeonato será um teste para o treinador Dunga, que se não conseguir o título, dificilmente seguirá no comando da amarelinha.

Diversos jogadores não foram chamados. Uns por acordo com o clube, como foi o caso de Neymar, liberado apenas para as Olimpíadas e outros por opção técnica (mesmo que os critérios utilizados não possam ser entendidos nem pelos maiores estudiosos), como foi o caso de Marcelo, do Real Madrid, jogador que não é muito bem visto aos olhos de Dunga.

A última baixa para a Seleção Brasileira foi o meia Douglas Costa, do Bayern. Em alta no futebol europeu, o atleta era a principal peça para chamar a responsabilidade já que não teremos Neymar. Com a saída dele, era esperada a convocação de outro atleta de velocidade. Lucas Moura, Oscar, Roberto Firmino, Gabriel Jesus, Luan, Alex Teixeira… todos eram opções possíveis, mas Dunga resolveu chamar Kaká.

Voltando ao assunto do título do texto, vamos listar 5 jogadores que poderiam ter sido convocados e até mesmo titulares na Seleção para esta Copa América:

Thiago Silva, zagueiro – PSG

O zagueiro Thiago Silva é uma unanimidade no futebol europeu, mas na Seleção Brasileira dá seus vacilos. Tanto pela postura na Copa do Mundo, como pelo bobo erro na Copa América de 2015. Erro este que lhe custou as convocações. No entanto, diante das opções que temos, é uma falta grave não contar com a sua qualidade.

Marcelo, lateral-esquerdo – Real Madrid

Marcelo é o melhor lateral-esquerdo do mundo. Mesmo com Filipe Luís em grande fase, há espaço para pelo menos os dois juntos na Seleção Brasileira, revezando posição. Deixar Marcelo de fora é um crime, mas é algo que Dunga já se acostumou a fazer.

Lucas Moura, meia-atacante – PSG

Lucas Moura é sempre um nome que muito se pede para pintar na Seleção Brasileira, mas não tem muito espaço com os últimos treinadores. Titular em boa parte da temporada do PSG, Lucas é uma opção de velocidade e, principalmente com a lesão de Douglas Costa, merecia ser lembrado.

Rafael Carioca, volante – Atlético/MG

Em grande fase há pelo menos duas temporadas, o volante Rafael Carioca poderia ganhar espaço. É uma opção que pouco se pede até porque Luiz Gustavo, Fernandinho, Elias e Renato Augusto são nomes que a grande maioria gosta. Mas seria legal ver o jogador do Galo vestindo a camisa da Seleção e provando que tem qualidade para estar lá.

Roberto Firmino, meia-atacante – Liverpool

Firmino é um jogador versátil. Pode ser atacante, pode ser armador, pode ser ponta. Infelizmente, Dunga não sabe aproveitar o potencial do atleta do Liverpool e ele está fora da Copa América. Diante da falta de Neymar e Douglas Costa, Firmino seria uma excelente opção.


Na sua opinião, quais outros atletas mereciam ser convocados para a Copa América Centenário? Ou você acha que Dunga acertou em suas escolhas? Não deixe de comentar!

Heider Mota

Baiano, 21 anos, estudante de jornalismo e amante dos esportes. Twitter: @heiderzito

%d blogueiros gostam disto: