A queda dos técnicos ultrapassados

Como um técnico se torna ultrapassado? Por que é tão difícil apostar em técnicos jovens promissores? Celso Roth, Joel Santana, Geninho, Oswaldo de Oliveira, René Simões e muito outros técnicos ainda tem mercado no futebol nacional? Iremos discorrer sobre tais perguntas neste texto.

 

O futebol evoluiu e está em constante evolução, com surgimento de tecnologia para análise de sistema tático, chips eletrônicos para análise de desempenho, todo um staff que analisa os dados das partidas do clube e outras mil novidades que todo dia surge no mundo do futebol faz com que os profissionais da bola precisem entender e saber usa esses fatos ao seu favor e os técnicos “das antigas” ou tentaram e não conseguiram ou nem sequer tentaram usar a tecnologia e evolução do futebol ao seu favor. Em suma, para se tornar um técnico ultrapassado o cara provavelmente não está disposto a continuar estudando, aprendendo, analisando o futebol ao redor do mundo para evoluir e o que não evolui se torna ultrapassado.

Bafana Bafana Wins! Papai Joel atualmente está parado.
Bafana Bafana Wins! Papai Joel atualmente está parado.

Diretorias medrosas uma hora ou outra acabam usando esses treinadores como escudo, é muito mais fácil culpar o Vanderlei Luxemburgo por um fracasso do clube do que assumir a responsabilidade por contratações mal feitas. Apostar em técnicos novos é algo que poucas diretorias fazem, Roger Machado é um dos melhores técnicos do Brasil e foi uma aposta da diretoria gremista. Zé Ricardo cada vez mais mostra que pode ser o técnico do Flamengo e quando que Milton Mendes terá a chance em algum clube entre os clubes de SP, RJ, MG e RS? Não sabemos, mas até então, poucos estão afim de apostar em técnicos jovens.

Luxemburgo depois de alguns meses na China está de volta a procura de um novo clube para iniciar novos projetos, quanto tempo até um presidente de clube se desesperar e clamar por ele para ser o novo técnico porém os torcedores também evoluem e percebem que esses técnicos não são a resposta, querem o novo, torcedores do Corinthians no momento clamam por Sylvinho e repudiam Oswaldo de Oliveira e os rubros negros cariocas dispensam Abel Braga e querem a permanência de Zé Ricardo.

O cerco cada dia se fecha mais para técnicos no estilo “papaizão” ou “linha dura” o futebol precisa mesmo é de técnico estudioso.

Renan Thierre

Antigamente comia areia e catarro, futuramente um professor de História, atualmente editor no HTE Sports e finge que entende de futebol e outros esportes.

%d blogueiros gostam disto: