As siglas do Beisebol

Não entende as abreviações norte-americanas utilizadas no Beisebol? Aí vai um pequeno guia com as principais.

GS (Games Started) – Número de jogos em que o arremessador começou como titular.

IP (Innings Pitched) – Número de entradas arremessadas por um arremessador.

W (Wins) – Vitórias. Quantidade de vitórias do arremessador.

L (Losses) – Derrotas. Quantidade de derrotas do arremessador.

ER (Earned Runs) – Corridas merecidas. Número de corridas anotadas pelo qual o arremessador é considerado responsável.

ERA (Earned Runs Average) – Média de Corridas Merecidas. É a média entre o número de corridas cedidas e o número de entradas arremessadas pelo arremessador. O cálculo do ERA é feito da seguinte maneira: Número de corridas cedidas pelo arremessador dividido pelo número de entradas arremessadas pelo arremessador daí multiplica por 9 e temos o ERA do arremessador. (Quanto menor, melhor)

K ou SO – Strikeout. Quantidade de Strikeouts realizados pelo arremessador.

BB – Walk. Quando o arremessador arremessa quatro balls (bolas fora da zona de strike) contra um mesmo rebatedor, ele cede um walk. O rebatedor avança para a primeira base.

SV (Save) – O arremessador é creditado com um Save quando ele entra durante uma partida, é o último arremessador do time no jogo, e sua equipe está na liderança do placar e consegue mantê-la até o final. Situações possíveis:

– Arremessa as últimas 3 entradas da partida (o seu time pode estar vencendo por qualquer diferença);

– Entra quando seu time está vencendo com no máximo três corridas de diferença e arremessa no mínimo 1 entrada completa;

– Entra numa partida em que o adversário tem a possibilidade de empatar o jogo. Exemplo: A diferença de seu time é de 4 corridas e os adversários estão com as bases lotadas. Caso ele não perca a liderança, ele será creditado com um Save.

WP (Wild Pitch) – É um arremesso ruim realizado pelo arremessador em que o Catcher não consegue segurar a bola. Permitindo que os corredores adversários avancem nas bases.

HBP (Hit By Pitch) – É quando o arremessador acerta o rebatedor adversário com um de seus arremessos. O rebatedor avança para a primeira base.

WHIP (Walks Plus Hits per Inning) – Média de adversários que chegaram em base enquanto o arremessador estava arremessando. Soma-se o total de walks e hits cedidos pelo arremessador e divide-se pelo total de entradas arremessadas. (Quanto menor, melhor)

RISP (Runners In Scoring Position) – Corredores em posição de anotar corrida. Os jogadores que estão na 2ª e/ou 3ª base são jogadores em posição de anotar corrida.

AB (At Bat) – Oportunidades no bastão. Não é considerado um At Bat quando:

– O rebatedor sofre um Hit By Pitch;

– Quando o rebatedor recebe um Walk;

– Em rebatidas de sacrifício (SF – Sacrifice Fly).

H (Hits) – Rebatidas válidas.

R (Runs) – Corridas anotadas pelo jogador (cruzou o Home Plate).

2B (Double) – Uma rebatida válida na qual o rebatedor chegou até a segunda base.

3B (Triple) – Uma rebatida válida na qual o rebatedor chegou até a terceira base.

HR (Home Run) – É uma rebatida válida que ultrapassa os limites do campo, indo para fora do estádio ou para a arquibancada. Quando isso acontece, tanto o rebatedor quanto os jogadores em base (se houver) anotam corridas.

RBI (Runs Batted In) – Corridas impulsionadas pelo rebatedor. O rebatedor é creditado com uma corrida impulsionada quando consegue uma rebatida em que um jogador que esteja em base consiga chegar ao Home Plate e anotar a corrida. Em situação com bases lotadas, o rebatedor que consegue um Walk ou é atingido pelo arremessador (Hit By Pitch), faz com que todos os jogadores de seu time avancem uma base (o jogador que estava na terceira anota a corrida) e assim o rebatedor é creditado com uma corrida impulsionada (RBI). (Quanto maior, melhor)

SLG (Slugging Percentage) – Aproveitamento do rebatedor quanto ao número de bases que ele percorreu. A porcentagem é dada pela divisão entre o Total Bases percorridas por ele pelo total de chances no bastão (At Bats) do jogador. (Quanto maior, melhor)

OBP (On Base Percentage) – Porcentagem de vezes que o jogador chegou em base. A porcentagem é feita pelo número total de Hits, Walks e Hit by Pitch dividido pelo total de At Bats, Walks, Hit By Pitch e rebatidas de sacrifício(Sacrifice Fly). (Quanto maior, melhor)

SB (Stolen Base) – Base roubada. Para roubar uma base, o jogador já deve estar numa base. Assim, enquanto o arremessador adversário arremessa para o rebatedor de seu time, ele corre até a base seguinte mesmo não havendo rebatida. Se chegar à salvo, o jogador é creditado com um roubo de base.

OPS (On Base Plus Slugging Percentage) – Soma entre o OBP e SLG para conferir o aproveitamento total do jogador em relação às bases. (Quanto maior, melhor)

GO (Groundouts) – Eliminação por bola rasteira. Após uma rebatida ‘rasteira’, um jogador da defesa pega a bola e a lança até a 1ª base, onde exista outro defensor pisando nela e que agarre a bola. Assim, o rebatedor é eliminado.

SF (Sacrifice Fly) – O rebatedor é creditado com um Sacrifice Fly quando, com menos de dois eliminados, rebate uma bola alta para o campo externo (outfield) e é eliminado por Flyout, permitindo que o corredor da terceira base corra para o Home Plate  anotando uma corrida para a equipe (somente depois da bola tocar na luva do defensor).

E (Error) – Erro. O jogador de defesa é creditado com um Erro quando, à partir de uma rebatida do adversário, o defensor não consegue eliminar o rebatedor facilmente, o que seria um Flyout ou quando o defensor arremessa a bola erroneamente para um companheiro do time, não conseguindo eliminar seu adversário.

Você sabe quanto pesa uma bolinha de Beisebol? Clique aqui e descubra!

P (Pitcher) – Arremessador.

C (Catcher) –  Receptor (responsável por recepcionar as bolas arremessadas pelo Pitcher)

1B (First Baseman) – 1ª Base – Responsável por defender o lado direito do infield.

2B (Second Baseman) – 2ª Base – Responsável por defender o lado centro-direito do infield.

SS (Shortstop) – responsável por defender o lado centro-esquerdo do infield.

3B (Third Baseman) – 3ª Base – Responsável por defender o lado esquerdo do infield.

RF (Right Fielder) – Responsável por defender o lado direito do outfield.

CF (Center Fielder) – Responsável por defender a porção central do outfield.

LF (Left Fielder) – Responsável por defender o lado esquerdo do outfield.

DH (Designated Hitter) – Rebatedor designado. Posição adotada pela Liga Americana da MLB. Nessa liga, as equipes são permitidas a utilizar um jogador especialista em rebater no lugar do arremessador.

Abreviação Abreviações baseball Beisebol Estatísticas Expressões Guia Inglês Manual MLB Português Siglas Significado Tradução

%d blogueiros gostam disto: