Como o Brexit influenciará no futebol

Como todos devem ter visto, o Reino Unido saiu da União Européia. A saída do bloco econômico vai influenciar e muito no futuro dos cidadãos britânicos, bem como no modo de suas vidas. Dentre as tantas mudanças que acontecerão, o futebol também será influenciado pela saída. Mas, qual será a influência direta no esporte?

Como a União Européia é um bloco econômico, as pessoas que moram em países que fazem parte dele, podem circular, morar e trabalhar livremente noutros países da União Européia. Agora, não fazendo mais parte da UE, jogadores que quiserem jogar na Inglaterra ou nos outros países do Reino Unido, terão que cumprir uma série de restrições para conseguir o visto de trabalho nos países britânicos. 432 europeus estavam registrados para jogarem em clubes do Reino Unido na última temporada, número que deve parar de crescer e até diminuir drasticamente nos próximos anos, por conta das restrições.

Uma dessas restrições é que jogadores abaixo de 18 anos não poderão mais ser contratados por clubes ingleses. Isso restringe, e muito, os clubes da Premier League. Uma outra, e mais pesada, é que para pedir permissão de trabalho, jogadores de países que estão no Top 10 no ranking da FIFA deverão ter jogado pelo menos 30% dos jogos internacionais por sua seleção (que sejam jogos FIFA – portanto amistosos não contam) nos últimos 24 meses (ou nos últimos 12 meses, caso esse profissional seja Sub-21). A percentagem aumenta se o país for pior rankeado na FIFA: de 11º-20º 45%; de 21º-30º 60%; de 31º-50º 75%.

O que conforta os britânicos é o possível crescimento na revelação de jogadores dentro do Reino Unido, que ajudará nas seleções que fazem parte do reino.

Enfim, se a Premier League será ou não afetada, só o futuro nos dirá. É muito provável que sim, e será interessante em ver como a maior liga do mundo atualmente se adaptará à nova realidade.

Thiago Cunha Martins

Paulistano, alvinegro, co-fundador e Diretor-geral do HTE Sports. Jornalismo por paixão, Psicologia por vocação. Adorador do futebol e tudo o que o rodeia. Fã curioso da NFL, UFC e eventual seguidor de outros esportes

%d blogueiros gostam disto: