Conheça os 10 estádios da Euro 2016

A Eurocopa 2016 vai começar. Será disputada na França e, assim como a Copa América, terá 10 belíssimos estádios-sede. Vamos conhecer cada um deles.

 

Parc Olympique Lyonnais

 

É um dos estádios recém-reformados. Como o nome já sugere, é o novo estádio do Lyon. Tem capacidade para 59.186 pessoas, fica localizado em Lyon. O estádio custou cerca 1,6 bilhão.

 

Stade France

 

O charmoso estádio francês, construído para a Copa de 1998, foi reformado para receber a Euro. Conta com capacidade para 80 mil pessoas e fica localizado na capital Paris. É a casa da Seleção francesa, e recebe alguns jogos por meio de consórcio com os clubes.

 

Stade Pierre-Mauroy

 

Localiza-se na cidade de Lille, e é a casa do time com o mesmo nome. Foi inaugurado em 2012 e construído especialmente para o evento, com custo de 1,19 bilhão. Tem capacidade para receber 50 mil torcedores nos jogos

Stade Vélodrome

 

É a casa do Olympique de Marseille. Precisou ser reformado, pois sua inauguração havia sido em 1937. O custo da reforma ficou acima de 1 bilhão de reais. O estádio tem esse nome por conta de uma pista de ciclismo que rodeava o gramado e que, na reforma, foi retirada. Tem capacidade para pouco mais de 67 mil pessoas.

Allianz Riviera

 

Com o mesmo naming rights da Arena do Palmeiras e do Bayern, o Allianz Riviera fica na cidade de Nice, e foi construído especialmente para essa edição da Euro. Serviu também para substituir o antigo estádio do Nice, que agora manda os jogos na Arena de 35 mil pessoas. Custo da obra: 972 milhões de reais

 

Nouveau Stade de Bordeaux

 

O bom falante de Francês já percebeu o “novo” no nome. Pois é, o estádio que fica na cidade de Bordeaux (e não Bordô) e, agora, abriga o time local, foi inaugurado em 2015, e tem uma estrutura quadrada, que lembra um pouco a Arena Pantanal e Corinthians. Teve um custo de 667 milhões, sendo o estádio mais barato dessa Euro. Tem capacidade para 42 mil pessoas.

 

Parc des Princes

 

Bem conhecido pela torcida brasileira, o estádio inaugurado em 1897 passou por uma reforma para atender aos requisitos de sediar uma Euro. A casa do Paris Saint-German, que também recebeu jogos de Rugby na Copa do Mundo, sediará sua segunda Eurocopa, visto que em 1984 viu a França sagrando-se campeã do torneio em seu gramado. Também sediou a Copa de 1938 e 1998. A capacidade do estádio é para 49 mil pessoas.

 

 

Stade Bollaert-Delelis

 

É o único estádio em estilo Inglês na França, recebeu a Copa do Mundo de 1998, a Eurocopa de 1984 e foi inaugurado em 1937. Fica localizado na cidade de Lens, que possui pouco mais de 36 mil habitantes. O “Bollaert” no nome é uma homenagem ao presidente da antiga empresa mineradora da cidade, que incentivou o futebol local. Obviamente, o estádio foi reformado e tem capacidade para 38 mil pessoas.

 

Stade Geoffroy-Guichard

 

Mais um da lista que recebeu a Copa do Mundo de 1998 e a Copa do Mundo de Rugby. O estádio localizado em Saint-Étiene também sediou a Copa das Confederações de 2003. Também foi reformado, e tem capacidade para 42 mil pessoas.

 

 

Stadium Municipal de Toulouse

 

Recebeu as Copas de 1938 e 1998. Foi reformado para a Euro. É a casa do Toulouse e recebe o jogo de abertura da Euro 2016. Tem capacidade para 36 mil pessoas.

 

Thiago Cunha Martins

Paulistano, alvinegro, co-fundador e Diretor-geral do HTE Sports. Jornalismo por paixão, Psicologia por vocação. Adorador do futebol e tudo o que o rodeia. Fã curioso da NFL, UFC e eventual seguidor de outros esportes

%d blogueiros gostam disto: