Minas Bowl – o futebol americano invade o Mineirão

No último sábado (18), o Mineirão foi palco de um evento diferente. Em mais de 50 anos de história, nenhum outro esporte havia passado pelo gramado do Gigante da Pampulha, mas isso mudou: o estádio foi o local da decisão do Campeonato Mineiro de Futebol Americano, disputado entre Minas Locomotiva e Get Eagles. 8720 pessoas estiveram presentes para acompanhar a vitória do Locomotiva por 21×17 e a conquista do tricampeonato estadual pelo time vermelho.

Minas Bowl Mineirão
Foto: Chiarini Jr.

A partida começou nervosa, com muitas faltas de ambos os times. No primeiro quarto, tivemos apenas um FG de 21 jardas convertido pelo K Chall, do Get Eagles. Logo no início do segundo quarto o Locomotiva teve a chance de empatar, mas o K Boizinho errou o chute de 36 jardas. O jogo seguia com muitos punts, com as defesas se destacando mais que os ataques. Próximo ao intervalo o jogo se agitou de novo: o Minas Locomotiva conseguiu uma interceptação dentro da redzone, mas logo no snap  seguinte a defesa do Eagles forçou um safety e na posse seguinte fez o primeiro TD do confronto, após passe para o WR Conrado, deixando o placar em 12-0 no intervalo.

O evento contou no intervalo com um show de rock da banda mineira Ca$h, que cantou grandes sucessos do rock mundial animando o maior público de um jogo de futebol americano no estado de Minas Gerais.

Ca$h
Foto: Chiarini Jr.

No segundo tempo a defesa do Locomotiva voltou ligada e logo na primeira campanha conseguiu dois sacks no QB Álvaro, forçando um three-and-out. Na posse seguinte o RB Abraão correu para a endzone reduzindo o placar para 12-6 (XP errado). O duelo seguiu sendo dominado pelas defesas, até que a equipe do Get Eagles forçou outro safety, e converteu mais um FG no início do período final, avançando o placar para 17-6 em favor da equipe azul.

Foi aí que surgiu aquele que seria o MVP do confronto: o QB reserva do Minas, Maycon Dacaza, entrou para decidir a final. Primeiro o garoto de 19 anos fez um TD correndo 13 jardas com a bola, e conseguindo também com as próprias pernas a conversão de 2 pontos, reduzindo a diferença para 17-14. A defesa  do Locomotiva novamente trabalhou bem e o ataque teve a bola para virar o jogo restando 2:47 para o final. E logo na segunda jogada da campanha, o QB Maycon acertou um screen pass para o WR Victor Vilaça, também de 19 anos, que aproveitou bloqueios e correu 46 jardas rumo a endzone e à virada.

Ainda haviam 1:57 para jogar e o Get Eagles precisava de uma campanha milagrosa para buscar o título, o que não aconteceu. O QB Álvaro foi interceptado pelo DE Brandão. O grandalhão de 157kg conseguiu ter agilidade a ponto de segurar a bola e sacramentar o tricampeonato do Minas Locomotiva, que venceu as outras duas edições do Campeonato Mineiro (em 2009 e 2012).

Minas Campeão
Foto: Chiarini Jr.

Agora, o Minas Locomotiva volta as suas atenções a disputa da Superliga Nacional, que começa no começo de julho. Já o Get Eagles vai a sua primeira competição de nível nacional, o elenco disputará a Liga Nacional, que também inicia no segundo semestre.

Geisson Pereira Miranda

Mineiro, 21 anos. Estudante de Administração na Universidade Federal de Ouro Preto. Acompanha especialmente basquete, futebol americano, tênis e, claro, futebol.

%d blogueiros gostam disto: