Parar pra quê?

Poucos sabem, mas David Ortiz não começou sua carreira na MLB pelos Red Sox.

David Américo Ortiz Arias nasceu no dia 18 de novembro de 1975, em Santo Domingo, Capital da República Dominicana. Em 1992,  aos 17 anos de idade, Ortiz estava se formando pela Estudia Espaillat High School (equivalente ao nosso Ensino Médio). E ainda nesse ano, o Seattle Mariners assinou com o até então free agent amador, David Arias. (sim, assim que David Ortiz foi listado pelos Mariners). Pelos Mariners, Ortiz atuou apenas em times das ligas menores vinculados a franquia. Foram eles: AZL Mariners e Wisconsin Timber Rattlers.

No ano de 1996, os Mariners enviaram Ortiz para o Minnesota Twins. Em troca, recebeu o possante Dave Hollins (que já foi para o All-Star Game uma vez na vida, isso em 1993. E eu sinceramente não tenho mais o que falar a respeito).

Já atuando pelos Twins, Ortiz finalmente estreou na MLB. Seu jogo de estreia foi no dia 2 de setembro de 1997. Mas a sua temporada de calouro foi a do ano de 1998. Que foi a única temporada de toda sua carreira, em que atuou mais jogos como Primeira Base (1B) do que como Rebatedor Designado (DH).

Ao se tornar free agent no final do ano de 2002, os Red Sox assinaram com Ortiz. E desde então o dominicano só jogou pelo time de Boston. Logo na sua temporada de estreia pelos meias vermelhas, David Ortiz esteve entre os 5 mais votados para serem MVP da Liga Americana. No ano seguinte foi chamado para o All-Star Game pela primeira vez, e venceu, pela primeira vez também, o prêmio Silver Slugger (prêmio de melhor jogador ofensivo na posição). E isso se repetiu por mais três anos seguidos, sempre indo para o jogo das estrelas e vencendo o prêmio de melhor rebatedor. Um feito e tanto.

David Ortiz foi selecionado 9 vezes para o All-star Game (2004–2008, 2010–2013) – E certamente estará neste ano de 2016. Já o prêmio Silver Slugger, Ortiz venceu por 6 vezes (2004–2007, 2011, 2013).

David Ortiz ajudou os Red Sox a ganharem 3 World Series.

A primeira, que foi no ano de 2004, Boston estava a um jogo de ser eliminado pelo seu maior rival, New York Yankees. Isso ainda na final da Liga Americana. Mas Ortiz e companhia viraram aquela fantástica série para 4-3. Sendo que, o dominicano impulsionou 11 corridas na série. Com isso, foi o MVP da final. Já na World Series, os Red Sox varreram o St. Louis Cardinals e saíram da fila depois de ficarem 86 anos sem ganharem uma World Series. Mas se alguém perguntar sobre a World Series de 2004, é capaz de acharem que a WS foi a final contra os Yankees de tão incrível que foi.

Em 2007, mais uma vez os Red Sox varreram seu adversário. Desta vez, foi o Colorado Rockies que sofreu com o dominicano.

E em 2013, os Cardinals mais uma vez estavam enfrentando os Red Sox em uma World Series. A série acabou em 4-2. Ortiz teve um aproveitamento absurdo no bastão. De 24 idas ao bastão na série, Big Papi chegou em base absurdas 19 vezes, sendo 8 vezes por Walk e 11 vezes em Rebatidas. Aproveitamento de quase 70%. Com esses números, David Ortiz foi com méritos e mais méritos o MVP da World Series 2013.

David Ortiz é sem dúvida um dos melhores rebatedores da história do Beisebol. Atualmente o dominicano se encontra na 22ª colocação dos rebatedores com mais Home Runs na MLB. Sendo o 3º colocado dos rebatedores ainda em atividade, tendo 519 rebatidas para fora do campo até o momento. Já em relação as rebatidas impulsionadas (Runs Batted In(RBI)), Ortiz é o atual 26º colocado com 1.696, e também é o 3º colocado entre os rebatedores ainda em atividade. Perde em ambos os quesitos para Alex Rodriguez e Albert Pujols.

David Ortiz venceu o Home Run Derby (disputa realizada no dia anterior ao jogo das estrelas, para ver quem bate mais Home Runs) do ano de 2010;

David Ortiz anunciou que a temporada de 2016 será a sua última.

Talvez ele esteja preocupado em administrar sua boate (que eu não sei se ainda existe, ou se mudou de nome). É que no ano de 2010, o multimilionário rapper americano Jay-Z processou David Ortiz por ‘supostamente’ copiar o nome de sua boate. Jay-Z é dono de boates espalhadas por todo Estados Unidos com o nome de ‘The 40/40 Club’. E o dominicano abriu a boate ‘Forty-Forty’. (Pesquisei mas não encontrei mais nada a respeito do assunto.)

Mas a idade parece não ter chegado para David Ortiz. Seus números continuam bons e seu desempenho não caiu nem um pouco em todos esses anos. Desde sua temporada de estreia pelos Red Sox, Ortiz nunca rebateu menos que 20 HR numa temporada. Sendo que nas duas últimas temporadas, Ortiz rebateu 72 Home runs e impulsionou 212 corridas. Claro que por ser um rebatedor designado, teoricamente não precisa se preocupar tanto com seu preparo físico. Com isso sua carreira acaba podendo se prolongar mais. Mas é nítido que o cara tem o dom de rebater.

Na atual temporada, que o dominicano diz realmente ser a de despedida, ele está com 34% de aproveitamento no bastão (terceiro melhor da Liga Americana), 16 Home Runs (quarto melhor na Liga Americana) e é o líder em rebatidas impulsionadas na MLB com 55. Daí eu te pergunto: Big Papi, parar pra quê?

%d blogueiros gostam disto: