Premier League: lar de estrelas dentro de campo e agora na lateral deles

Que a Premier League é uma das melhores (particularmente, acho a melhor) do mundo disso todo mundo já sabe. Mas que no ano que vem, além de ter inúmeras estrelas do futebol, a competição estará também recheada de estrelas no banco, isso é uma novidade. Os presidentes dos principais times da Inglaterra, após uma temporada fraca dos “grandes” e vencida heroicamente pelo pequeno Leicester City, resolveram investir em grandes treinadores e o campeonato promete ser o melhor dos últimos anos.

Pep Guardiola, Antonio Conte e José Mourinho são as principais contratações da temporada para Manchester City, Chelsea e Manchester United respectivamente e vão ser peça fundamental para que esses times voltem aos caminhos da vitória, tanto no campeonato inglês, como na UEFA Champions League e outras competições europeias, que vêm sendo dominadas pelos times espanhóis nos últimos anos.

Pep Guardiola vem de um excelente trabalho no Bayern de Munique, ganhando tudo possível, com exceção do que ele e os bávaros mais queriam: a Champions League. Depois de alguns anos tentando, o treinador espanhol cedeu aos chamados do time azul de Manchester e veio para a terra da rainha almejando dar a UCL para eles. A tarefa não será fácil, mas as campanhas do City na Champions vêm melhorando e Guardiola pode ser o diferencial.

Antonio Conte foi o escolhido por Abramovich para levar o Chelsea a fazer uma boa campanha na EPL e a ganhar a UCL novamente depois do título criticado e contestado, porém merecido, sobre o Bayern de Munique em 2012. O técnico, que vem fazendo maravilhoso trabalho com a “pior Itália de todos os tempos” na Eurocopa, vem para Londres depois de uma temporada lamentável dos Blues que foram treinados por Mourinho. Já para o português, que havia perdido o emprego no meio da temporada, o Manchester United resolveu dar uma nova chance para o consagrado técnico e selou o “casamento” depois de anos de namoro com os diabos vermelhos. Os três times mais ricos da Inglaterra vêm com tudo em busca do título, mas o trabalho não será fácil porque outros excelentes treinadores também estão nos bancos de outros times que correm por fora na busca ao título da Premier League:

Jurgen Klopp é uma figuraça. Além de ser excelente treinador, o autointitulado “The Normal One”, fez uma campanha razoável e instável com o Liverpool no campeonato inglês, mas levou o time a final da Europa League, na qual os reds perderam para o Sevilla. Tem tudo para fazer uma ótima segunda temporada e disputar o título, se acertar a equipe e acabar com a instabilidade do time, principalmente do sistema defensivo.

Mauricio Pochettino e o Tottenham são outra força que podem surpreender. O argentino arrumou a “cozinha” e fez o time jogar para frente na temporada passada, com um dos melhores times da Inglaterra, mas que no final perdeu força e acabou terminando atrás do seu rival Arsenal. No entanto, o treinador jovem e seu time, tem tudo para correr por fora na disputa do título, se mantiver o ritmo e as grandes atuações de Dele Alli e Harry Kane.

Por último, mas não menos importante e perigoso o italiano Claudio Ranieri. O Leicester City mostrou um futebol tático e forte que, mesmo com um time limitado, era letal e foi campeão com muitos méritos, assombrando e deliciando o mundo do futebol. Mahrez e Vardy já disseram que pretendem continuar e o Leicester agora tem a missão de provar que sabem jogar sem ser a “surpresa” e sendo o time a ser batido. Claudio Ranieri com sua experiência tem mais um grande desafio.

Isso porque não falamos de Arsene Wenger, Alan Pardew e Slaven Bilic, que também podem surpreender e fazer excelentes trabalhos e serem campeões. O francês treinador do Arsenal amarga um jejum, mas está doido para voltar ao caminho dos títulos ingleses. Quem vai ganhar ou surpreender? Não sabemos. Mas o que sabemos (e aguardamos ansiosamente!) é que a Premier League 2016/2017 vai ser a melhor de todos os tempos e a mais disputada dos últimos anos.

Lucas Farias

Carioca, 25 anos, nem um pouco jornalista, mas apaixonado por esportes, principalmente futebol. Flamengo, Tottenham, Miami Heat e New Orleans Saints.

%d blogueiros gostam disto: