Rio 2016 – CBH convoca a seleção de Hipismo para os Jogos

Foi anunciado pela CBH (Confederação Brasileira de Hipismo) a convocação da equipe de hipismo nas três modalidades para os Jogos Olímpicos de 2016, nesta segunda-feira (18).

A grande surpresa fica por conta de Rodrigo Pessoa, campeão olímpico de Atenas 2004 nos saltos individuais e duas vezes bronze por equipes, que será reserva. Desta feita, o atleta fica à disposição em caso de outro brasileiro no salto não possa competir. O ouro de Rodrigo Pessoa em 2004 foi a última medalha do Brasil na modalidade.

Com isso, a convocação brasileira é conforme abaixo:
Adestramento: Luiza Almeida, João Victor Oliva, Giovana Pass, Manuel Almeida* e Pedro Almeida.
Concurso Completo de Equitação: Ruy Fonseca, Márcio Appel, Mario Carvalho Jorge, Carlos Parro e Nilson Moreira*.
Saltos: Alvaro Doda de Miranda, Rodrigo Pessoa*, Pedro Veniss, Eduardo Menezes, Stephan Barcha e Felipe Amaral.
* Reservas

O hipismo integra o programa dos Jogos Olímpicos desde a edição de Paris 1900 (este ausente apenas em St. Louis 1904 e Londres 1908). No programa atual do hipismo olímpico são disputadas três modalidades com provas individuais e por equipes: adestramento, concurso completo de equitação (CCE) e saltos.

Até os Jogos Olímpicos de 1952, apenas competidores homens tinham permissão para participar do evento. A partir de então tornou-se aberto para ambos os sexos. Outra mudança foi a possibilidade da participação de civis (antes apenas militares podiam competir). Os integrantes da equipe podem ser de ambos os sexos, sem limite mínimo no número de competidores de um determinado sexo, cabendo a cada federação nacional a escolha da equipe.

O hipismo é um dos dois únicos esportes olímpicos envolvendo animais (o outro é o pentatlo moderno).

Marcelo Tadeu Parpinelli

Um cara que gosta de opinar sobre tudo, principalmente daquilo que não conhece e não entende. Aspirante a filósofo nas horas vagas.

%d blogueiros gostam disto: