Rio 2016 – Confirmados os representantes brasileiros dos Saltos Ornamentais

A FINA, Federação Internacional de Esportes Aquáticos, divulgou nesta terça-feira (5) a lista com os atletas que disputarão os saltos ornamentais nos Jogos de 2016.

Com isso, foi confirmada a participação de 135 atletas, com nove saltadores são do Brasil, sendo cinco no masculino e quatro no feminino.

No masculino, seremos representados por Cesar Castro, Ian Matos, Jackson Oliveira, Luiz Felipe Outerelo, e Hugo Parisi. Já entre as mulheres, as participantes são Ingrid Oliveira, Giovanna Pedroso, Tammy Takagi e Juliana Veloso.

A modalidade estreou nos Jogos Olímpicos de Saint Louis, em 1904, somente com provas masculinas. A partir de 1912, em Estocolmo, as mulheres começaram também a competir. Até a Primeira Guerra Mundial os suecos e alemães dominaram o esporte. Após a guerra, os americanos se sobressaíram e, a partir dos anos 90 iniciou-se o domínio chinês. Desde os Jogos Olímpicos de Seul, em 1988, os saltos ornamentais têm sido um dos seis esportes mais concorridos pelo público.

No Brasil, os saltos ornamentais estavam entre os cinco esportes em que o país se fez representar em sua primeira participação olímpica, nos Jogos da Antuérpia, na Bélgica, em 1920. A primeira competição nacional da modalidade foi realizada em 1913, a na enseada de Botafogo, no Rio de Janeiro, e o vencedor, Adolfo Wellisch, estava na equipe que foi para a Antuérpia.

Marcelo Tadeu Parpinelli

Um cara que gosta de opinar sobre tudo, principalmente daquilo que não conhece e não entende. Aspirante a filósofo nas horas vagas.

%d blogueiros gostam disto: