Análise Champions League 2016/17 – Grupo B

Dando sequência a análise do Grupo A, que para o querido Heider Mota não deve ter surpresas, falaremos hoje sobre o grupo que, pra muitos, é um dos mais equilibrados dessa temporada. O Grupo B é composto por Benfica, Napoli, Dynamo de Kiev e Besiktas, desses quatro, apenas um (o Napoli) não foi campeão do seu campeonato nacional. Mesmo sendo mais equilibrado que os outros, esse também não deve ter surpresas.

BENFICA

rafa_silva_foto_twitter_sl_benfica1199c247
Rafa Silva foi a compra mais cara do Benfica na janela

O atual tri-campeão português perdeu duas peças muito importantes para a temporada 2016/17: Renato Sanches (Bayern) e Nico Gaitán (Atlético de Madrid). Como reforço, dentre outras peças, esse cara da foto. Rafa Silva se destacou jogando pelo Braga e já merecia dar uma passo maior.

O Benfica começou bem a temporada, conquistando 7 dos 9 pontos disputados. A equipe ainda não tem uma formação e um XI inicial bem definidos, pois o treinador Rui Vitória testou jogadores diferentes em algumas das posições.

Em elenco a equipe portuguesa só perde, na minha opinião, para o Napoli. Porém, tem entrosamento, bom futebol e um fato casa que pesa bastante. Deve lutar pelo primeiro lugar com a equipe italiana.

Time-base: Júlio César; Semedo, Luisão, Lindelof, Grimaldo; Salvio, Fejsa, Andre Horta, Pizzi; Jonas e Raul Jimenez/Mitroglou.

NAPOLI

milik-napoli
Milik chegou e já tem 2 gols em 2 jogos

O Napoli, assim como o Benfica, perdeu peça importante para a nova temporada. Mas não foi qualquer peça, e sim A peça, o artilheiro Gonzalo Higuaín, vendido à Juventus por 90 milhões de euros. Para o lugar do goleador a equipe italiana teve que olhar para o mercado holandês e trazer Milik, polonês que jogava no Ajax, onde marcou 47 gols em 75 jogos, marca muito boa para um atacante de apenas 22 anos.

De volta a Liga dos Campeões após duas temporada sem conseguir a classificação, o Napoli busca, ao menos, igualar sua melhor campanha: oitavas-de-final em 2011/12, quando foi eliminado para o Chelsea, equipe que viria a levantar a desejada “orelhuda”.

É a equipe mais forte do grupo e deve lutar pelo primeiro lugar com o Benfica.

Time-base: Reina; Hysaj, Raul Albiol, Koulibaly, Ghoulam; Alan, Jorginho, Hamsik; Callejón, Milik e Mertens (Insigne).

DYNAMO DE KIEV

Dynamo_Kiev_fans
A torcida do Dynamo joga sempre junto

O atual bi-campeão ucraniano disputará a UCL pela segunda vez seguida. Após ter feito uma boa campanha na última temporada (foi eliminado nas oitavas pelo Manchester City), a equipe tentará surpreender novamente. Em 2015/16 a equipe conseguiu se classificar em um grupo com Chelsea e Porto considerados os favoritos. Curiosamente, cai novamente em um grupo com uma equipe de Portugal sendo considerada uma das melhores dele.

A equipe perdeu o bom zagueiro austríaco Aleksandar Dragovic (vendido ao Leverkusen) mas contará com a sua fanática torcida para fazer (e precisa) valer o fator casa.

O Dynamo (ou Dínamo) começou muito bem a temporada, já acumulando 15 dos 18 pontos disputados e ocupando a segunda colocação.

Time-base: Shovkovskiy; Morozyuk, Danilo Silva, Vida, Vitorino Antunes; Garmash, Korzun, Yarmolenko; Buyalskyy, Gromov; Aluisio Moraes.

BESIKTAS

341
Talisca foi emprestado ao Besiktas

O Besiktas voltou a vencer a Super Liga turca após 7 temporadas. Para manter o caneco e disputar a Champions League, a equipe foi ao mercado português para pegar por empréstimo os seus melhores reforços: Aboubakar, do Porto, e o baiano Anderson Talisca, que pertence ao Benfica, adversário do Grupo B.

Os turcos voltam a disputar a maior competição entre clubes do continente após ter a disputado pela última vez em 2009/10. Têm o time mais fraco do grupo e precisa jogar muito pra conseguir uma classificação. Jogam pra ficar, ao menos, na terceira colocação e cair da fase de 16 avos da Europa League.

Time-base: Zengin; Beck, Marcelo, Uysal, Tosic; Hutchinson, Ozyakup; Quaresma, Arslan, Sahan; Tosun.

TABELA DO GRUPO

13/09 – Benfica x Besiktas
13/09 – Dynamo de Kiev x Napoli

28/09 – Besiktas x Dynamo de Kiev
28/09 – Napoli x Benfica

19/10 – Napoli x Besiktas
19/10 – Dynamo de Kiev x Benfica

01/11 – Besiktas x Napoli
01/11 – Benfica x Dynamo de Kiev

23/11 – Napoli x Dynamo de Kiev
23/11 – Besiktas x Benfica

06/12 – Dynamo de Kiev x Besiktas
06/12 – Benfica x Napoli

PALPITE

  1. Benfica – 13
  2. Napoli – 13
  3. Dynamo – 4
  4. Besiktas – 4

Veja também os outros grupos: Grupo AGrupo C | Grupo D | Grupo E | Grupo F | Grupo G | Grupo H

Lucas Tinoco

21 anos, baiano e aspirante a jornalista esportivo. Fanático por esportes em geral, principalmente futebol. Adepto das ligas europeias e do futebol alternativo. Líder do Editorial de Futebol Internacional do HTE Sports.

%d blogueiros gostam disto: