Análise Champions League 2016/17 – Grupo C

Seguindo as análises dos grupos da Champions League, vamos falar sobre o grupo C, composto pelo gigante Barcelona, pelo Manchester City, pelo Borussia Monchengladbach e pelo Celtic.

Não deixe de conferir as análises do Grupo A e do Grupo B

Apesar do favoritismo de Barcelona e City, o grupo C não possui uma disparidade tão grande. O Celtic é o grande time da Escócia e está presente sempre na fase de grupos da Champions League. Já o Borussia Monchengladbach vem conseguindo bons resultados na Alemanha e tem um time muito equilibrado.

BARCELONA

Trio MSN

É o grande time do grupo e um dos favoritos, como sempre, ao título. Para a atual temporada, o Barça fez uma grande mudança em sua política de contratações e trouxe muitos reforços. O goleiro Cillessen, o lateral Digne, o zagueiro Umtiti, o meia Denis Suárez, o volante André Gomes e o atacante Paco Alcácer são as grandes novidades.

O treinador Luis Enrique tentará seu segundo título de Champions League no comando do Barça. Neymar, Messi e Suárez continuam juntos formando o trio MSN e são as grandes esperanças de gol.

No grupo, o Barça reencontrará Pep Guardiola, treinador do Manchester City, o que tornará o duelo ainda mais legal. Outro reencontro será com o goleiro Cláudio Bravo, que deixou a equipe catalã para ser titular no time azul de Manchester.

Time-base: Ter Stegen; Aleix Vidal, Piqué, Mascherano e Jordi Alba; Busquets, Rakitic e Iniesta; Neymar, Messi e Suárez.

MANCHESTER CITY 

Guardiola

Ano novo, vida nova. Tudo novo para o Manchester City. Do escudo ao treinador. A equipe inglesa já disputou dois jogos nessa Champions League, válidos pelos playoffs. Derrotou o Steaua Bucaresti e avançou, marcando 6 gols (1×0 e 5×0).

Além da chegada de Pep Guardiola, que por si só já é um grande reforço, a equipe trouxe bons jogadores. O goleiro Bravo, ex-Barcelona, o jovem zagueiro John Stones, ex-Everton, os meias Leroy Sané, ex-Schalke 04 e Gundogan, ex-Borussia Dortmund, além do atacante Nolito, ex-Celta de Vigo, são as principais novidades.

Sob o comando de Guardiola, o City pretende superar ainda mais a sua campanha da última temporada, quando chegou às semifinais e acabou sendo derrotado pelo Real Madrid.

Time-base: Bravo; Sagna, Stones, Otamendi e Kolarov; Fernandinho, Gundogan, David Silva, De Bruyne e Sterling; Aguero.

BORUSSIA MONCHENGLADBACH

Raffael

Assim como o Manchester City, o Borussia Monchengladbach precisou passar pelos playoffs. A equipe alemã derrotou o Young Boys, da Suíça.

Cair em um grupo com Barcelona e Manchester City não é bom para nenhuma equipe mediana que deseja fazer algo a mais em uma competição como a Champions League. Restará ao Gladbach se superar.

O grande nome do time é o atacante brasileiro Raffael, que apenas de já ter 31 anos, é muito pedido na Seleção Brasileira, mas não é observado pelos últimos treinadores.

Outros bons talentos da equipe são o goleiro Yann Sommer, o lateral Fabian Johnson, o zagueiro Christensen, os volantes Krammer e Nordtviet, além do atacante Thorgan Hazard, irmao de Eden Hazard, e o atacante Lars Stindl.

Time-base: Sommer; Johnson, Christensen, Jantschke e Wendt; Nordtveit, Krammer, Traoré e Thorgan Hazard; Stindl e Raffael.

CELTIC

Griffths

Campeão escocês nos últimos cinco anos, o Celtic chega a mais uma fase de grupos da Champions. Os “The Hoops” passaram pelo Beer-Sheva nos playoffs.

É a equipe mais fraca do grupo, mas não é um time bobo. Não é a toa que venceu o Barcelona por 1×0 em 2012. Os tempos são outros, mas… zebras sempre podem acontecer.

O atacante Leigh Griffiths segue sendo o principal nome. O goleiro Craig Gordon também é um dos pilares da equipe escocesa. Um dos reforços da equipe para a temporada é o experiente zagueiro Kolo Touré.

Time-base: Gordon; Lustig, Kolo Toré, Sviatchenko e Tierney; Bitton, Brown, Forrest e Rogic; Sinclair e Griffths.

TABELA DO GRUPO

13/09 – Barcelona x Celtic
13/09 – Manchester City x Borussia Monchengladbach

28/09 – Borussia Monchengladbach x Barcelona
28/09 – Celtic x Manchester City

19/10 – Celtic x Borussia Monchengladbach
19/10 – Barcelona x Manchester City

01/11 – Borussia Monchengladbach x Celtic
01/11 – Manchester City x Barcelona

23/11 – Borussia Monchengladbach x Manchester City
23/11 – Celtic x Barcelona

06/12 – Barcelona x Borussia Monchengladbach
06/12 – Manchester City x Celtic

PALPITE

  1. Barcelona – 16
  2. Manchester City – 13
  3. Celtic – 4
  4. Borussia Monchengladbach – 4

Veja também os outros grupos: Grupo A | Grupo B | Grupo D | Grupo E | Grupo F | Grupo G | Grupo H

Heider Mota

Baiano, 21 anos, estudante de jornalismo e amante dos esportes.

Twitter: @heiderzito

%d blogueiros gostam disto: