Liverpool, o campeão de vendas dos últimos seis anos

Por: Lucas Tinôco (Twitter: @lucastinocof)

*Pegando gancho de matéria do LANCE!

O CIES Football Observatory publicou no último dia 19 um balanço mostrando as equipes que mais venderam para as cinco grandes ligas da Europa (espanhola, inglesa, italiana, francesa e alemã). A pesquisa mostra os 100 times que mais transferiram jogadores pra essas ligas. Porém, dentre todos, o Liverpool foi o campeão em venda, somando R$ 1,58 bilhão (442 milhões de euros). Completam o top 3 o Valencia e a Juventus.

Os 50 melhores da lista (Foto: Football Observatory)
Os 50 melhores da lista (Foto: Football Observatory)

Ok, o Liverpool deu mostras de que sabe vender e essa pesquisa deixou isso muito claro. A última grande, e polêmica, venda foi a do Sterling para o Manchester City. Polêmica por parte dos torcedores dos Citizens, que em sua maioria não concordam com o alto valor pago ao jovem jogador inglês (62,5 milhões de euros).

O HTE traz agora pra vocês as 5 maiores vendas do Liverpool para as 5 grandes ligas europeias nos últimos seis anos. Vamos a elas:

Em primeiro lugar temos a ida do “Luisito” Suárez. O uruguaio, após temporada fantástica junto aos Reds em 2013/14, na qual foi artilheiro da europa, da Premier League e eleito jogador do ano pela PFA; foi vendido ao Barcelona por 81,72 milhões de euros, a maior venda do clube nos últimos seis anos e da história também.

Em segundo lugar a já citada venda de Sterling para o Manchester City. Após duas temporadas de destaque nos Reds, o jovem inglês foi vendido (e queria ser) aos Citizens por 61,5 milhões de euros no início da temporada passada, a 2ª maior venda do clube nos últimos seis anos e da história.

Em terceiro a polêmica ida de Fernando Torres para o Chelsea, considerada uma das maiores traições por parte dos torcedores do Liverpool. Após anos de sucesso nos Vermelhos, o “El Niño” se transferiu para os Blues de Londres por 58,5 milhões de euros. A 3ª maior venda do clube nos últimos seis anos e da história.

A quarta foi na atual temporada. Após ter pago um valor alto por Benteke, e uma temporada fraca do atacante Belga, Klopp resolveu vender o antigo artilheiro do Aston Villa para o Crystal Palace. O valor? 31,2 milhões de euros e uma perda de 15,3 milhões de euros em relação ao valor pago pelos Reds (46,5 milhões). a 4ª maior venda do clube nos últimos seis anos e 5ª maior da história.

Abrindo com o Barça e fechando com o Barça. Em quinto, e não menos importante, temos a venda de Javier Mascherano para o Barcelona em 2010. O volante argentino, finalista da Champions League com os Reds na temporada 2006/07 (a sua primeira no clube), foi vendido ao clube catalão por 20 milhões de euros, a 5ª maior venda do clube nos últimos seis anos e 6ª maior da história.

Só para esclarecer os fatos: a 4ª maior venda da história do clube foi a ida de Xabi Alonso para o Real Madrid, em 2009, por 35,4 milhões euros.

Vocês podem ver as maiores transferências do clube clicando aqui.

*Todos os valores foram baseado no site Transfermakt.

Lucas Tinoco

21 anos, baiano e aspirante a jornalista esportivo. Fanático por esportes em geral, principalmente futebol. Adepto das ligas europeias e do futebol alternativo. Líder do Editorial de Futebol Internacional do HTE Sports.

%d blogueiros gostam disto: