Mudanças na Libertadores deixam de ser utopia

I‌nspirada no modelo de sucesso da Champions League, a CONMEBOL decidiu inovar e mudar radicalmente a Libertadores e até a Sul-Americana. A principal mudança confirmada é sobre o calendário, a competição começará em fevereiro e vai até novembro. Atualmente era disputada apenas até julho.

Além do calendário, outras mudanças ocorrerão. O campeão da Copa Sul-Americana ganha vaga para a Libertadores do ano seguinte, assim como o vencedor da própria também se classifica. Algo que é importante e quase que obrigatório. Além disso, 10 clubes que caírem na principal competição, disputarão a Sul-Americana, algo semelhante ao que ocorre entre Champions League e Europa League.

A Libertadores também ganhará mais participantes, atualmente conta com 38 clubes e passará a ter 42. As 4 vagas devem ser decididas no domingo numa reunião em Bogotá, na Colômbia. Lembrando que, este número não corresponde aos times já classificados para a fase de grupos.

A CBF (Confederação Brasileira de Futebol) emitiu uma nota se pronunciando a respeito do assunto:

“A CBF, junto com as outras nove Federações filiadas à CONMEBOL e com a Federação Mexicana, está na sede da entidade pra ouvir uma proposta de mudança nas competições Sul-americanas. Todos os filiados serão ouvidos para que a ideia final seja remetida ao Comitê Executivo para aprovação. Quando aprovada, a proposta será devidamente anunciada com todos os seus detalhes”.

Reunião realizada para mudanças na Libertadores contou com a presença do presidente do Atlético/MG, Daniel Nepomuceno
Reunião realizada para mudanças na Libertadores contou com a presença do presidente do Atlético/MG, Daniel Nepomuceno

Em meio à informações e especulações, alguns prós e contras devem ser ressaltados. Confira abaixo:

PRÓS

LIBERTADORES DURANTE O ANO TODO

Muitos especialistas insistiam no tema que era considerado utopia. Toda competição, alguns bons times não conseguiam engrenar pelo pouco tempo de trabalho e eram prejudicados. Com essa mudança, a Libertadores deve ganhar em qualidade técnica.

CBF SERÁ OBRIGADA A MOLDAR O CALENDÁRIO 

É uma ótima oportunidade para a CBF repensar o Campeonato Brasileiro. O ideal seria a competição ser do início até o fim da temporada. Assim, as rodadas ficam mais espaçadas e o nível do campeonato sobe, principalmente para os clubes menores que terão semanas mais livres para treino.

GANHA A LIBERTADORES E VIAJA PARA O MUNDIAL 

O time que ganhar a Libertadores já estará “fresquinho” para disputar o Mundial de Clubes. Assim, não há tempo do campeão ser desmontado e elimina aquele período inativo de 6 meses, que o vencedor sempre tinha.

MUDANÇAS NA SUL-AMERICANA

A Copa Sul-Americana ganha mais calendário (junho à novembro) e também em qualidade, já que 10 times eliminados na Libertadores entrarão na competição. Além de tudo isso, o campeão ganha vaga direta para a maior competição das Américas, algo muito justo.

MAIOR NÚMERO DE CLUBES

A Libertadores ganhará mais 4 clubes participantes, o que não significa que aumentará o número de grupos. A pré-Libertadores, deve ter 10 confrontos para classificar os últimos para a fase de grupos.

CONTRAS

FINAL EM JOGO ÚNICO E EM CAMPO NEUTRO

Esse assunto, foi o que mais gerou polêmica. O presidente da CONMEBOL deu a entender que isso pode ser implementado, deixando claro que, entrará em votação e ainda não está confirmada. O tema gerou revolta, pois a América não é pequena e os torcedores viajarem para outro país ver o seu time disputar a final é surreal.

COPA DO BRASIL SEM OS PARTICIPANTES DA LIBERTADORES?

Por causa do conflito no calendário, os participantes da Libertadores podem, novamente, ficar fora da Copa do Brasil. Seria um retrocesso enorme, visto que nos últimos anos, a competição ganhou muito em qualidade com todos os times.

DECISÃO DE COPA DO BRASIL, LIBERTADORES E BRASILEIRÃO NO MESMO MÊS 

Algo que deve ser mudado pela CBF, mas no cenário atual, todas essas competições seriam decididas no mês de novembro. A Copa do Brasil, provavelmente, vai perder algumas datas e a decisão ocorrer antes.

O FANTASMA DA JANELA DO MEIO DE ANO

O Brasileirão, atualmente, já é muito prejudicado pela janela europeia de meio de ano. Assim, a Libertadores também pode perder nesse quesito, mas é algo inevitável no cenário atual da América.

CLUBES CONVIDADOS

Circularam boatos de que alguns clubes entrariam na competição por convite. Isso já foi desmentido pelo presidente da CONMEBOL. Seria um absurdo tremendo, um campeonato ainda ter clubes convidados, mesmo que baseado no ranking. No entanto, a informação foi negada pelo presidente da Conmebol, Alejandro Dominguez.


O que você achou das mudanças na Libertadores? Elas são mais positivas ou mais negativas? Não esqueça de usar o espaço dos comentários para deixar sua opinião!

Linekher de Andrade

16 anos. Jogador de futebol do Anápolis FC, sub17. Goiano com orgulho. E nome inspirado no artilheiro da Copa de 1986, o inglês Gary Lineker.

  • Francisco Alves de Sousa

    FINAL EM JOGO ÚNICO E EM CAMPO NEUTRO? Se seguir a #UCL, o jogo seria num sábado, digamos as 18 horas. Daria tempo para os torcedores viajarem e voltarem sem correria.
    O aumento na quantidade de clubes, deve ser para dar vagas aos americanos. Acredito que levarão 2 vagas.
    Toda a mudança, acontece de forma rápida, já que muito recentemente,- patrocinado pelos americanos, derrubaram os velhos e corruptos dirigentes sul americanos. Dá maneira que está sendo feito, não restará a CBF ou Del Nero, incorporá o nosso calendário ao europeu. Como aqui a confederação vive numa zona de conforto absoluta, será uma oportunidade de mostrar serviço, já que uma reformulação na confederação está atrasada, ao menos 20 anos.

%d blogueiros gostam disto: