Precisamos falar sobre Simon Mignolet

Texto: Franklin Maurício

Simon Mignolet, belga, da promissora geração belga, chegou ao Liverpool há 3 temporadas, ainda sob o comando do antigo treinador, Brendan Rodgers. Após belíssima temporada em 2012/2013 pelo Sunderland, ganhou a sua melhor oportunidade ao ir para o maior clube inglês. Simon chegou e ”SÓ” barrou um ídolo recente do clube, Pepe Reina, que na mesma temporada juntou-se ao Napoli. Sem mais delongas, o goleiro começou a temporada 2013/2014 ”on fire” no estrangeirismo que me permitem, defendendo pênalti no último minuto da estreia contra o Stoke City.

Na mesma temporada, de altos e baixos para o goleiro belga, com grandes defesas, inegavelmente, mas com falhas que, ao final da temporada surpreendente dos Reds, podem ter custado a tão sonhada Premier League. Na partida do primeiro turno contra o Manchester City, em Etihad, no período em que o jogo estava 1×1, num contra golpe, os Citzens marcam o segundo gol num frango de Simon, que ao tentar espalmar, o faz de forma bisonha e a bola entra. O placar final foi de 2 a 1 para o Manchester. Logo na partida seguinte, contra o Chelsea em Stamford Bridge, o jogo encontrava-se empatado por 1 a 1, mas em jogada de linha de fundo, Eto’o põe para dentro, com nova falha de Mignolet, que com mão mole, empurra a bola para as redes.

frangolet

Diversas vezes na temporada 13/14 a defesa do Liverpool foi questionada, não por falta de razão, mas em contra partida, o ataque compensava por fazer muitos gols. Mignolet consegue fazer bons lances debaixo dos postes, sem dúvidas, entretanto, em muitos jogos, vem falhando e a torcida dos Reds já pede para que Loris Karius, recém chegado do Mainz 05 e apelidado de ”Novo Neuer”, assuma o gol do time.

Não só de baixas vive o arqueiro do Liverpool, ele é um GRANDE defensor de pênaltis, talvez esta seja a sua melhor e principal qualidade, pois vai bem em todas as cobranças, com raras exceções de quando erra o canto. Pelos Reds, na Premier League, ele defendeu pênaltis contra o já dito Stoke City, Manchester United, Arsenal, Crystal Palace e Southampton. Por decisões de pênaltis, Mignolet garantiu a classificação contra o Middlesbrough, onde defendeu dois, isso na temporada 14/15. Já na última temporada, o belga levou os Reds afinal após defender alguns penais contra o Stoke City. Ainda sobre a última temporada, na final da antiga Capital One Cup(hoje EFL Cup), o arqueiro falhou no gol do Manchester City, entretanto salvou os Reds de uma goleada na final com grandes defesas, algumas absurdas, entretanto, na sua especialidade, os pênaltis muito bem batidos da equipe de Manchester, deram o caneco pros azuis, levando em conta tudo já dito, Mignolet não os pegou por pouco, foi bem em todas.

lfc-penalty

Assim que chegou ao Liverpool, Klopp pediu um novo goleiro para fazer sombra ao belga, mas não se referiu a ”mandar Mignolet embora” como grande parte da mídia britânica entendeu. Notícias dando conta de que Klopp não gostava de Simon eram bastante mencionadas, o que foi negado por ambas as partes. Jurgen demonstrou confiança no potencial do arqueiro titular, mas não os torcedores. Na partida contra o Sunderland pela temporada 2015/2016, famosa pelo ”abandono” dos torcedores no minuto 77 devido ao alto custo dos ingressos, Mignolet falhou nos dois gols sofridos pelo Liverpool, desde a formação bizarra da barreira na falta que originou o gol do Sunderland, até as más saídas de bola durante o jogo inteiro, gerando brincadeiras por parte dos torcedores rivais e até mesmo dos Reds, que afirmaram que ”Mignolet saiu junto com os torcedores no minuto 77”.

O camisa 22 possui grandes falhas e sua maior fraqueza talvez sejam as bolas aéreas e o jogo com os pés, sendo bem sincero, Mignolet é muito ruim nestes quesitos. As famosas saídas ”catando borboleta” fazem os torcedores dos Reds ficaram com o coração na boca em diversos jogos. Outro fator que chama atenção é uma fraqueza que me incomoda, como torcedor do Liverpool, seu péssimo jeito de fechar o ângulo esquerdo. Na partida contra o Dortmund, no terceiro gol dos aurinegros, marcado por Reus, a sua saída atabalhoada fez com que a facilidade de Reus, somada a sua técnica, possibilitassem o terceiro gol, Mignolet expôs seu canto em muitos jogos, praticamente um ”chuta ali que não vou pular” e assim foi. Na final contra o Sevilla, no segundo gol dos espanhóis, seu canto esquerdo totalmente exposto foi crucial para o gol de Coke.

mignolet%c2%b2

É fato que no inicio desta temporada Mignolet mostra-se muito bem, agarrando bem, mas com falhas, os torcedores já se perguntam quando Karius tomará seu lugar no time titular. O belga nos primeiros dois jogos do Liverpool, pós primeiro gol de Theo Walcott, 5 chutes que foram ao seu gol, entraram, fazendo com que a pressão seja ainda maior. Ontem(20/09), Loris Karius voltou e foi bastante elogiado, talvez seja questão de tempo para que o alemão, apelidado de ”novo Neuer”, tome a posição.

karius

%d blogueiros gostam disto: