Tite evolui na sua segunda convocação

Na sexta-feira (16), o técnico Tite anunciou os 24 convocados da Seleção Brasileira para os jogos em outubro contra Bolívia e Venezuela, válidos pelas Eliminatórias da Copa do Mundo de 2018.

O treinador anunciou 6 novidades em relação a primeira lista. A maior surpresa foi o goleiro Alex Muralha, do Flamengo, que entra no lugar de Marcelo Grohe, do Grêmio. Os outros “novatos” de Tite são: Thiago Silva (PSG), Fernandinho (Manchester City), Oscar (Chelsea), Douglas Costa (Bayern) e Roberto Firmino (Liverpool). Saem: Marcelo Grohe e Pedro Geromel (Grêmio), Rafael Carioca (Atlético-MG), Taison (Shakhtar Donetsk) e Gabigol (Inter de Milão).

20160906215524_57cf657c62436-1024x666

Em relação a primeira lista, Tite apresentou uma notória evolução. A volta de Thiago Silva, um dos melhores do mundo na posição, é justa e compreensível, mesmo após as últimas atuações não terem sido satisfatórias. Fernandinho, Oscar e Firmino começaram bem na mais disputada liga do mundo, a Premier League.

Fernandinho se tornou o primeiro volante no Manchester City com Pep Guardiola e vem tendo boas atuações, com destaque especial para o Derby de Manchester.

downloadfile-1

O meia Oscar, em 10 jogos oficiais, marcou 3 gols e deu uma assistência e vem recebendo confiança do atual técnico Conte, no Chelsea. Apesar do bom início de temporada, o jornal inglês “The Sun” colocou o brasileiro, ao lado de Diego Costa e David Luiz, como motivos para os Blues não conquistarem a Premier League.

Football Soccer - Werder Bremen v Chelsea - Pre Season Friendly - - 7/8/16 Chelsea's Oscar celebrates with team mates after scoring Action Images via Reuters / Fabian Bimmer Livepic EDITORIAL USE ONLY.

Já Roberto Firmino fez uma excelente pré-temporada e também começou bem a temporada 2016-2017. Em 5 jogos oficiais, o atacante marcou 3 gols. Apesar de ser muito contestado quando atuou na Seleção na Era Dunga, Firmino merecia a convocação. A posição de atacante no 4-1-4-1 é a mais carente no país.

img_20160731_135307

A maior surpresa ficou por conta do goleiro Alex Muralha. O Flamengo vem em boa fase e Muralha também tem apresentado boas atuações. Como goleiro que atua no futebol brasileiro, é um dos que está em melhor fase, não esquecendo de Vanderlei (Santos). Mas voltando os olhos para o futebol europeu, o país tem Diego Alves, do Valencia, que tem mais qualidade.

Diego Alves passou um período afastado por conta de uma lesão, mas já se recuperou e atuou em 2 jogos da La Liga. O goleiro era um dos cotados para substituir Claudio Bravo, no Barcelona, que acabou contratando o holandês Cilessen. A qualidade dele é indiscutível e é um dos 3 melhores brasileiros na posição. 31 anos e especialista em pegar pênaltis, poderia muito bem ser um selecionável.

Por fim, a convocação foi boa e melhor que a anterior. Tite tirou nomes como Taison e Gabigol que não vêm bem e colocou jogadores em melhor fase e com maior qualidade. Discutível foi a manutenção do volante Paulinho, que está suspenso e poderá jogar apenas um jogo, ele foi apenas razoável nas duas primeiras partidas. A Seleção está em boas mãos e o novo treinador tem créditos para queimar. É uma nova era.

Confira abaixo a lista completa dos 24 convocados

Goleiros:
Alisson – Roma (Itália)
Alex Muralha – Flamengo
Weverton – Atlético-PR

Zagueiros:
Gil – Shandong Luneng (China)
Marquinhos – PSG (França)
Miranda – Atlético de Madrid (Espanha)
Thiago Silva – PSG (França)

Laterais:

Daniel Alves – Juventus (Itália)
Fágner – Corinthians
Filipe Luís – Atlético de Madrid (Espanha)
Marcelo – Real Madrid (Espanha)

Meio-campistas:
Casemiro – Real Madrid (Espanha)
Fernandinho – Manchester City (Inglaterra)
Giuliano – Zenit (Rússia)
Lucas Lima – Santos
Oscar – Chelsea (Inglaterra)
Paulinho – Guangzhou Evergrande (China)
Philippe Coutinho – Liverpool (Inglaterra)
Renato Augusto – Beijing Guoan (China)
Willian – Chelsea (Inglaterra)

Atacantes:
Douglas Costa – Bayern de Munique (Alemanha)
Roberto Firmino – Liverpool (Inglaterra)
Gabriel Jesus – Palmeiras
Neymar – Barcelona (Espanha)

Todos os dados foram retirados do site Goal.com

Linekher de Andrade

16 anos. Jogador de futebol do Anápolis FC, sub17. Goiano com orgulho. E nome inspirado no artilheiro da Copa de 1986, o inglês Gary Lineker.

%d blogueiros gostam disto: