Backcourt NBA – 4 times para ficar de olho em 2016/17

Começou nesta terça feira (25) a temporada 2016/2017 da NBA. E (quase) todo mundo aposta em outra final entre Cleveland Cavaliers e Golden State Warriors pelo terceiro ano seguido. Além dos dois principais favoritos, San Antonio Spurs, Los Angeles Clippers, Boston Celtics e Toronto Raptors são as principais equipes apontadas a incomodar Lebron James e Stephen Curry em busca do anel de campeão.

Mas, muitas equipes já iniciam a temporada 16/17 pensando em 17/18. São elencos que ainda não tem expectativas de alcançar grandes campanhas já neste ano, mas já possuem algum talento reunido em seu roster. Vamos a eles:

Minnesota Timberwolves

NBA: Dallas Mavericks at Minnesota Timberwolves

Um time que tem duas first picks em seu elenco, ambos com 21 anos, tem que ser reconhecido como um dos mais talentosos da liga. Andre Wiggins e Karl-Anthony Towns são os donos da franquia de Minneapolis e a base jovem que promete garantir o Wolves como um dos candidatos ao título muito em breve.

Na temporada passada foram apenas 29 vitórias, e os maiores problemas da equipe eram a defesa e o fraco banco de reservas. Para tentar resolver ambos os problemas, Scott Layden se mexeu: trouxe Tom Thibodeau, notoriamente um dos melhores técnicos da NBA quando o assunto é defesa (não atoa é o coordenador defensivo do Dream Team), além de ótimos nomes para ajudar na rotação em quadra – Kris Dunn, que foi a 5ª escolha no draft deste ano e fez uma grande Summer League, Cole Aldrich, Jordan Hill e Brandon Rush chegaram para melhorar o elenco de apoio a Wiggins e Towns, que conta também com os bons Ricky Rubio e Zach LaVine.

Philadelphia 76ers

ben-simmons

Phila teve apenas 10 vitórias na temporada passada, segunda pior campanha da história da NBA. O elenco comandado por Brett Brown já era bem jovem, mas passou por importantes mudanças para esta temporada. Ben Simmons, considerado um dos maiores fenômenos do basquete universitário nos últimos anos, foi draftado pela equipe. Além dele, Jerryd Bayless chegou para ser o armador principal da equipe juntamente com Sergio Rodriguez, MVP da Euroliga de 2014.

Dario Saric também chegou nesta temporada, e com boas credenciais para lhe dar a titularidade na posição 4 da equipe: o croata teve ótima passagem por sua seleção neste meio de ano, obtendo médias de 12.9 pontos, 8.3 rebotes e 2.7 assistências durante o torneio classificatório e os Jogos Olímpicos do Rio. Além disso, terão Joel Embiid finalmente saudável (após 2 anos!!!), e bons valores como Nerlens Noel e Jahlil Okafor, que além de jovens, podem gerar alguma boa troca para o 76ers.

Los Angeles Lakers

dangelo

Há vida sem Kobe Bryant na parte amarela de Los Angeles? Mesmo com péssimas temporadas nos últimos anos, perder um dos maiores nomes da franquia gera, naturalmente, uma insegurança ainda maior dos torcedores com a equipe. Para combater isso, nada melhor do que um nomes que são fortes candidatos a assumir a função de franchise player da equipe: D’Angelo Russell e Brandom Ingram.

Russell foi um dos destaques do time em sua primeira temporada na liga, e a tendência é um desempenho melhor ainda agora, com o armador mais maduro e sendo o dono do time. Já Ingram foi a segunda escolha do draft deste ano e tem tudo para ser um dos grandes jogadores da NBA em breve. Bom defensor, tem bom arremesso, é alto e ágil para a posição de ala, sabe atacar a cesta… são muitas as suas qualidades. Juntam-se a eles Jordan Clarkson, Julius Randle, Luol Deng, Thomas Robinson e Timofey Mozgov como principais nomes da franquia. Ainda é pouco pra este ano, mas as apenas 17 vitórias da temporada passada não devem se repetir.

Denver Nuggets

jokic

Dentre os 4 times citados, o Nuggets foi quem teve melhor desempenho na temporada passada. As 33 vitórias foram insuficientes para colocar o time dos playoffs, mas foi uma temporada boa para a equipe do Colorado. Comandados por Mike Malone, o Nuggets tem em Danilo Gallinari (saudável) seu principal jogador. Porém, como o foco é o futuro, temos que destacar alguns nomes.

Emmanuel Mudiay é o armador titular para 16/17. Em sua temporada de estreia, o congolês alternou bons e maus momentos, mas segue sendo a grande aposta da equipe. Outro nome que merece muito destaque em Denver é Nikola Jokic. O pivô sérvio foi a 53ª escolha do último draft, e acabou selecionado para a equipe dos calouros do ano. Além de bom arremesso, o que impressiona em Jokic é sua visão de jogo (foram 8 jogos com pelo menos 5 assistências).  Juntamente com Kenneth Faried e Jusuf Nurkic, o garrafão do Nuggets deve ser a grande arma da equipe nesta temporada. Além deles, os recém draftados Malik Beasley e Jamal Murray, além de Will Barton e os experientes Jameer Nelson e Wilson Chandler, fecham os bons nomes do Nuggets para este ano.

Geisson Pereira Miranda

Mineiro, 21 anos. Estudante de Administração na Universidade Federal de Ouro Preto. Acompanha especialmente basquete, futebol americano, tênis e, claro, futebol.

%d blogueiros gostam disto: