Surpresa à la francesa

Quando falamos de campeonato francês, logo pensamos no domínio recente do Paris Saint-Germain, com estrelas como Ibrahimovic, Cavani, Di Maria e Lucas Moura passeando pelos campos franceses e ganhando títulos como se estivessem jogando o campeonato do Zimbabue. E provavelmente deve ser mais equilibrado. Os um pouco mais antigos, podem se lembrar do domínio do Lyon, que ganhou sete vezes seguidas e teve Fred e Juninho Pernambucano como destaques, além de muitas outras estrelas. Sete vezes em sequência é muito domínio.

Pra ser bem sincero, eu não conheço muito o campeonato francês e você também não deve conhecer tanto, mas quando um time pequeno do sul da França chamado originalmente de Olympique Gymnaste Club de Nice Côte d’Azur contrata Mario Balotelli, monta um time arrumadinho e com um bom futebol e lidera o campeonato depois de doze rodadas, com apenas uma derrota, é algo que deve ser observado e analisado. E mais estranho ainda é o time ter uma das melhores defesas com o Dante sendo zagueiro titular. Desculpem a corneta.

No momento que o texto é escrito, o Nice lidera a Ligue 1 com 29 pontos, nove vitórias, 2 empates e apenas uma derrota para o Caen, na última rodada. Mônaco e PSG vem logo atrás com 26 pontos, mas o sonho de disputar o título, já é uma realidade para o Nice. Ainda mais porque a fila de espera por um Francesão já é enorme. O Nice já foi campeão em quatro ocasiões nos anos 50 (1951, 1952, 1956 e 1959), ou seja, já são 47 anos esperando por um título. Isso se minhas contas estiverem certas porque eu sou de humanas. Segundo minhas pesquisas, a última vez que o Nice ao menos chegou perto do título foi na temporada 75/76, onde o time terminou o campeonato em segundo lugar. Tá complicado pro rubro negro.

Por causa dessa campanha excelente e inesperada, o Nice, que havia conquistado a classificação para Liga Europa na temporada passada, não está ligando muito pra competição e não está tendo os mesmos resultados favoráveis do campeonato francês. Nesse momento, o time ocupa a última colocação do grupo I que tem Schalke 04-ALE, FC Krasnodar-RUS e RB Salzburg-AUS com 3 pontos.

Quem acompanha futebol europeu ainda não esqueceu do milagre do Leicester City na temporada passada, onde o time do interior da Inglaterra desbancou todos os tradicionais e os milionários e foi campeão numa temporada mágica e de sonhos para o time de Ranieri, Mahrez, Vardy e companhia. E na França recentemente também tivemos o minúsculo Montpellier campeão em 2011/2012 pela primeira vez com Giroud artilheiro e uma campanha vitoriosa sobre o já rico Paris Saint Germain.

Espero não estar “zicando” o Nice, mas o time tem tudo pra surpreender e dar ao mundo do futebol mais uma história maravilhosa de Davi e Golias. Não sei se vocês gostam, mas eu amo ver as zebras se dando bem. Fiquem de olho!

Lucas Farias

Carioca, 25 anos, nem um pouco jornalista, mas apaixonado por esportes, principalmente futebol. Flamengo, Tottenham, Miami Heat e New Orleans Saints.

%d blogueiros gostam disto: