“Af, esse sorteio da Champions é armado”

Foto: UEFA

Existe uma palavra mais perfeita do que “polêmica” para definir o mundo do futebol? Essa semana foi apresentada um assunto que abre grande espaço para discussão, seriam os sorteios da UEFA Champions League manipulados?

Quando um sorteio de determinada fase da UEFA Champions League começa, temos algumas certezas, a primeira delas é “PSG X Barcelona irão enfrentar-se caso possível” , a segunda “O Real vai ter um adversário mediano” e terceira “O Arsenal vai pegar uma pedreira”.

Vamos analisar caso a caso, começando por PSG X Barcelona (sim, ninguém aguenta esse jogo mais), o duelo entre franceses e catalães sempre ocorre quando os times tem alguma possibilidade de se enfrentar, e a explicação para isso é simples: em 95% das vezes um dos times é 1º e o outro é 2º, aumentando assim as chances do confronto, porém das quartas de final para frente não existe essa regra, e ai qual a explicação? Bom, má sorte do PSG é um motivo, digo do PSG porque enfrentar o Barcelona é sempre mais difícil. Apenas um dado que demonstra o quanto o confronto é sorteado: PSG e Barcelona se enfrentaram em 4 das ultimas 5 Champions.

Na segunda ocasião, a principal reclamação dos culés é que o rival Real Madrid não é confrontado com grandes times nas fases oitavas e quartas de final, e para isso a unica explicação possível é : sorte dos madridistas. Claro, terminar na 1º posição do grupo é importante para enfrentar adversários teoricamente mais frágeis, mas isso não ocorreu esse ano, o Madrid foi segundo e mesmo assim teve um adversário mediano. Sorte ou manipulação?

Chegando ao drama dos Gunners, o Arsenal frequentemente classifica-se na 2º colocaçao do seu grupo e com isso tem um confronto extremamente difícil nas oitavas, e não passa dessa fase normalmente, só que agora foi diferente, o time foi primeiro e vai enfrentar quem? O gigante Bayern de Munique que classificou em segundo no grupo em que o Atletico de Madrid liderou.

Torcedores desses times prejudicados no sorteio foram a internet e deram a entender que o sorteio era “armado”, principalmente torcedores do Barcelona, vendo os dados frios, sem nenhuma analise, realmente existe como pensar assim, enfrentar o mesmo time em 4 das ultimas 5 edições do torneio é realmente estranho, porém é muito leviano e simplificado dizer que a entidade máxima do futebol europeu teria uma tendencia para o lado madrilenho e chegaria ao nível de alterar um sorteio apenas para favorecer determinado time. Na minha humilde opinião, isso é apenas uma questão de coincidência e a reclamação vem pelo fato de ver o outro clube campeão nos últimos anos de maneira injusta segundo alguns.

Você acredita realmente que a UEFA está alterando o resultado dos sorteios da Champions League apenas para favorecer determinado time ou prejudicar outro?

Sinceramente acho difícil de acreditar.

Leonardo Pereira

Estudante de jornalismo e criador de teses sem noção nos momentos vagos. Twitter: @oOutroLeo

%d blogueiros gostam disto: