Análise: É hora do mata-mata na Champions e na Europa League

Hoje, dia 12/12, aconteceu o sorteio para as fases mata-mata das principais competições europeias: a Champions League e a Europa League. Os classificados para a Champions, os terceiros lugares que caíram para a competição menos importante e os classificados para Europa League ficaram, além dos inúmeros torcedores ficaram apreensivos com quem seria seu próximo adversário. Alguns felizes, outros bastante decepcionados, mas as bolinhas decidiram os destinos e o HTE vai comentar sobre os duelos.

UEFA Champions League

Na (alguns dizem, quem vos escreve não concorda) melhor competição de clubes do mundo, a Champions League, tivemos alguns confrontos repetidos, o Real Madrid novamente sendo o “vencedor” enfrentando um time mais fraco, o Napoli, mesmo tendo se classificado em segundo e o Arsenal continuando a sina de azar repetido: mesmo se classificando em primeiro e ganhando o grupo enfrentará o Bayern de Munique. Mas vamos falar dos duelos com um pouco mais de detalhes.

Manchester City x Mônaco: o time inglês tem dinheiro, tem Guardiola e tem um pouco do favoritismo, mas mesmo assim, ninguém duvida que o Mônaco, uma máquina de gols nos últimos jogos, possa derrotar o time azul de Manchester. O time passa por uma fase de altos e baixos, ainda se encontrando sobre o comando do espanhol e tudo pode acontecer. Promessa de jogões!

Real Madrid x Napoli: novamente o maior campeão da UCL se dá bem no sorteio, mesmo não sendo campeão de seu grupo. Alguns falam em favorecimento, eu não quero acreditar nessas coisas. Sorte de campeão, talvez. Os invictos buscam a sua décima primeira e Zidane faz um excelente trabalho. CR7 está apagado nessa UCL, mas quem vai duvidar do portuga? Napoli tem um bom time e nada será entregue de mão beijada.

Benfica x Borussia Dortmund: o duelo mais equilibrado dessas oitavas. O time português, mesmo não estando dentre os tops da Europa, sempre dificulta os jogos contra os mais fortes e o mesmo para o time alemão, que além de ter vários craques no plantel conta com a volta do bom futebol do Marco Reus, que quando não está no departamento médico, está dando show nos gramados. E a torcida de ambos é um show à parte.

Bayern x Arsenal: Arsenal campeão do grupo pela primeira vez desde 2005/2006. Naquela edição o time foi até a final. A campanha no inglês é regular, disputa título e faz boas partidas. Mas aí vem o azar: enfrentar logo o poderoso Bayern de Munique, pela quarta vez em 7 anos. O favoritismo está do lado dos bávaros, mas eu não duvidaria do Arsenal, que tem o time mais arrumado dos últimos anos e dessa vez, sem os inúmeros desfalques. Serão bons duelos.

Porto x Juventus: a Velha Senhora é favorita por ter um time poderoso e muito bem treinado. A campanha no Italiano é excelente e aparentemente vem mais um campeonato por aí. O Porto vai lutar contra um gigante, mas sabe que não tem muitas chances. Mas é aquilo: futebol é futebol. E se está classificado foi por merecimento, ainda mais na UCL.

Paris Saint Germain x Barcelona: eu sinceramente não aguento mais saber desse duelo. Todo ano eles se enfrentam. Deveria ter um critério para não repetir os jogos pela vigésima vez. Agora, o PSG não tem David Luiz para dar mole pra Luis Suarez, nem Ibrahimovic, que não tem muita sorte com Champions League. Quem ganhará? Não se sabe, mas promessa de mais jogos disputados. Cavani e Messi fazem um duelo à parte nessa temporada.

Leverkusen x Atlético de Madrid: O Atlético costuma ser aquela pedra no sapato dos gigante, o intruso nas festas e aquele convidado inconveniente e assim, “sem querer” se tornou um dos principais times da Europa. O time de Simeone é favorito no duelo, mas o Bayer Leverkusen tem um time arrumado que joga com muita disposição. É o jogo menos propício a zebras, mas tudo pode acontecer.

Sevilla x Leicester: a surpresa da Europa contra o copeiro da Europa League. Os azuis queridinhos do mundo continuam surpreendendo a todos com sua campanha na UCL. Foram campeões do grupo e apesar de estarem mal no Inglês, continuam tendo chances de fazer história. No entanto, do outro lado vem o Sevilla tricampeão da Europa League, time forte, que sabe jogar mata-mata e tem mais tradição. O melhor duelo dessas oitavas, promessa de jogos aguerridos e com muita raça, típico dos dois times. Que vença o melhor!

UEFA Europa League

A Europa League não começa o mata-mata nas oitavas e sim nos dezesseis avos de finais, com 32 equipes disputando essa fase. E depois que o campeão se classifica automaticamente para a Champions League essa competição passou a ser cada vez mais valorizada para diversas equipes, por facilitar o acesso a principal competição europeia.
Dentre os principais duelos teremos o Manchester United enfrentando o Saint Etienne, confronto que bota os irmãos Pogba frente a frente. Favoritismo para os Red Devils. O time destaque da competição Shaktar Donetsk enfrenta o Celta e o principal jogo será entre Roma e Villareal que tem tudo para ser um excelente duelo de times fortes e tradicionais. Tottenham enfrenta o Gent após campanha pífia na UCL e Fiorentina contra Borussia Monchengladbach (acertei sem olhar no Google, juro) também promete ser equilibrado. A competição costuma pegar fogo nas quartas e só os melhores sobrevivem. Estamos esperando ansiosos para Fevereiro chegar logo trazendo os duelos dessa competição!

Lucas Farias

Carioca, 25 anos, nem um pouco jornalista, mas apaixonado por esportes, principalmente futebol. Flamengo, Tottenham, Miami Heat e New Orleans Saints.

%d blogueiros gostam disto: