De olho na fera #1 – Emil Forsberg

Texto: Giovanni Spiassi

 Forsberg

Ele é o craque do time que está sendo, até agora, a surpresa da Bundesliga. Joga com a #10, é habilidoso, parte sempre da diagonal esquerda para a direita em busca do gol e soma 5 tentos e 7 assistências com a sua equipe até aqui. É o destaque do time da Alemanha Oriental, junto com Marcel Sabitzer e Timo Werner. Esse é Emil Forsberg, uma nova estrela sueca em ascensão.

O atleta é nascido em Sundsvall, pequeno município portuário com 51 mil habitantes. Seu pai, Leif “Foppa” Forsberg e seu avô, Lennart Forsberg também tem passado no futebol, o pai foi jogador apenas do time homônimo da cidade e anotou mais de 150 gols na Allsvenskan entre as décadas de 80 e 90, enquanto seu avô jogou pelo Sundsvall e Djugardens na década de 50. Mas, com todo esse sangue futebolístico na família Forsberg, a maior corneta é a sua esposa, Shanga Hussein, jogadora do FFV Leipzig.

Emil e sua esposa, Shanga
Emil e sua esposa, Shanga

Emil também começou no time da sua cidade, Sundsvall, com apenas 17 anos, em 2009. Mas foi em 2011 que estorou: 11 gols em 27 jogos garantiram o  acesso para a primeira divisão sueca. Na temporada seguinte foi o melhor jogador do time e isso fez com que o Malmö, o maior time do país, o contratasse. Atuou em 28 partidas, marcou 6 gols e foi fundamental para a conquista do Sueco, em 2013. No ano seguinte foi ainda melhor, fez 14 gols e ganhou o prêmio de melhor meio-campista do ano na Suécia.
Depois da aventura em seu país natal, Forsberg assinou com o RB Leipzig por apenas 3,7 milhões de euros. Na temporada de 2015-2016, foi o melhor jogador da 2. Bundesliga anotando 8 gols e 5 assistências, levando o time da Alemanha Oriental para a Bundesliga pela primeira vez. Nesse ano, recusou uma proposta do Liverpool e renovou seu contrato com a equipe de bebidas energéticas até 2021 recebendo 3,5 milhões de euros anuais.

O sueco também já é peça fundamental na seleção de seu país, ainda mais com a aposentadoria do time nacional de Zlatan Ibrahimovic. Foi peça chave na Euro 2016, quando fez uma ótima partida contra a Dinamarca – fez um gol e cavou um pênalti no triunfo de 2 a 1.

Nada mal para quem se aventurou no Hóckei quando era mais novo por achar que era muito baixo para o futebol. Emil Forsberg é um grande nome para o futuro do futebol sueco!

%d blogueiros gostam disto: